REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorMalat, Suad Mohamad
dc.contributor.advisor1Martins, Maria Anita Viviani
dc.date.accessioned2023-07-05T19:50:42Z-
dc.date.available2023-07-05T19:50:42Z-
dc.date.issued2009-09-28
dc.identifier.citationMalat, Suad Mohamad. Yes, nós somos bilíngues: um olhar psicopedagógico sobre os significados que as crianças atribuem à aprendizagem no modelo bilíngue. 2009. Monografia de Especialização (Especialização em Psicopedagogia) - Faculdade de Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/35693-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve por objetivo investigar o significado que as crianças atribuem à aprendizagem de uma segunda língua e determinar o sentido atribuído pela professora e pelas coordenadoras ao ensino e ao aprendizado bilíngue. A pesquisa recorreu ao referencial teórico de Baker (1993), Bruner (1997), Ferreiro (2001) e Friedmann (2005), que alicerçou a análise do estudo. A pesquisa levou a concluir que, no início do aprendizado bilíngue, as crianças se valem das mesmas estratégias empregadas ao aprender a língua materna, tanto na construção da escrita quanto na verbalização do novo idioma. No início desse processo, pode ocorrer a alternância dos idiomas, isto é, pode acontecer uma combinação das duas línguas. Entretanto, no transcorrer da aprendizagem, as diferenças são percebidas e os idiomas são devidamente separadospt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Psicopedagogiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectAprendizagem bilínguept_BR
dc.subjectEnsino bilínguept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpt_BR
dc.titleYes, nós somos bilíngues: um olhar psicopedagógico sobre os significados que as crianças atribuem à aprendizagem no modelo bilínguept_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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