REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37124
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFalcão, Débora Crispim
dc.contributor.advisor1Soares, Maria Fachin
dc.date.accessioned2023-08-15T13:45:50Z-
dc.date.available2023-08-15T13:45:50Z-
dc.date.issued2018-02-09
dc.identifier.citationFalcão, Débora Crispim. Material didático do CEL e sua possível consonância com os documentos oficiais de Língua Inglesa. 2018. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37124-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar o material didático utilizado pelo Centro de Estudos de Línguas (CEL) das Escolas Públicas Estaduais do Estado de São Paulo, confrontando-o com os documentos oficiais que regem o ensino de Língua Inglesa no país e no estado. São eles: Parâmetros Curriculares Nacionais Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira (1998), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Conhecimentos de Línguas Estrangeiras (2006), Proposta Curricular / LEM-Inglês (2008), Currículo do Estado de São Paulo - LEM (2010), Resolução SE 44, (2014). Na fundamentação teórica encontram-se ainda autores que estudam o uso do material didático em contextos educacionais, como Ramos (2009), Rivers (1975), Celani (2009), Leffa (2013), Tavares (2013), Bittencourt (2011), Rojo (2000), Costa (2015). Esta pesquisa define-se como documental (Gil, 1946) de cunho qualitativo (Patton,1980). A análise dos dados mostra que há uma parcial consonância entre o material didático do CEL e as propostas encontradas nos documentos oficiaispt_BR
dc.description.abstractThis research has as its main aim to analyze the teaching material used by Centro de Estudos de Línguas (CEL) of State Public Schools in the State of São Paulo, Brazil, confronting the material with the official documents that guide the teaching of English language in Brazil and in São Paulo, such as Parâmetros Curriculares Nacionais Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Língua Estrangeira (1998), Orientações Curriculares para o Ensino Médio – Conhecimentos de Línguas Estrangeiras (2006), Proposta Curricular / LEM-Inglês (2008), Currículo do Estado de São Paulo - LEM (2010), Resolução SE 44, (2014). In the theoretical foundation there are authors who study the use of teaching material in educational contexts, such as Ramos (2009), Rivers (1975), Celani (2009), Leffa (2013), Tavares (2013), Bittencourt (2011), Rojo (2000), Costa (2015). This research is defined as documentary (Gil, 1946), of a qualitative nature (Patton, 1980). The analysis of the data shows that there is a partial consonance between the didactic material of the CEL and the proposals found in the official documentsen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escolapt_BR
dc.rightsAcesso Restritopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectAprendizagem de Língua Inglesapt_BR
dc.subjectCentro de Estudos de Línguas (CEL)pt_BR
dc.subjectTeaching materialen_US
dc.subjectEnglish language learningen_US
dc.subjectCentro de Estudos de Línguas (CEL)en_US
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNASpt_BR
dc.titleMaterial didático do CEL e sua possível consonância com os documentos oficiais de Língua Inglesapt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DÉBORA CRISPIM FALCÃO.pdf
  Restricted Access
2,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.