REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37209
Tipo: Monografia de Especialização
Título: Unicidade sindical: a problematização do sindicato único e da contribuição compulsósia
Autor(es): Soares, Lívia Fernandes
Primeiro Orientador: Zangari Junior, Jurandir
Resumo: O presente estudo tem por objetivo trazer à baila conceitos de direito coletivo hoje aplicados frente ao modelo sindical Brasileiro. O Sistema Brasileiro de direito do trabalho, como um todo, visa a melhoria social e o desenvolvimento com o labor de toda a sociedade com o objetivo de diminuir as desigualdades sociais e erradicar a pobreza. Entretanto, hoje, por vários problemas de interesse político, temos uma sociedade bastante carente de informação e de estudo que necessita de um Sindicato forte e atuante para entender as suas reais necessidades e buscar com acordos ou até mesmo dissídios coletivos melhores condições de trabalho e de salários. Em que pese esta ser a sua atuação bastante óbvia, por ter uma liberdade sindical bastante discutível a qual somente demanda liberdade aos sindicatos, temos representantes dos trabalhadores confortáveis em receber contribuições sindicais compulsórias sem qualquer negociação ou atuação junto às empresas ou a sindicatos patronais. Nesse enredo, este trabalho visa explanar os reais problemas do sistema sindical Brasileiro bem como soluções e atuações da Organização Internacional do Trabalho (OIT), das centrais sindicais e dos políticos frente a esta unicidade sindical
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO::DIREITO PRIVADO::DIREITO DO TRABALHO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Direito
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Direito do Trabalho
Citação: Soares, Lívia Fernandes. Unicidade sindical: a problematização do sindicato único e da contribuição compulsósia. 2016. Monografia de Especialização (Especialização em Direito do Trabalho) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37209
Data do documento: 29-Set-2016
Aparece nas coleções:Monografias Lato Sensu (em Processamento)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LÍVIA FERNANDES SOARES.pdf
  Restricted Access
1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.