Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37558
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Almeida, Jacilene Rodrigues de | |
dc.contributor.advisor1 | Ramos, Rosinda de Castro Guerra | |
dc.date.accessioned | 2023-08-23T14:35:41Z | - |
dc.date.available | 2023-08-23T14:35:41Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-19 | |
dc.identifier.citation | Almeida, Jacilene Rodrigues de. Ensino de inglês para educação de jovens e adultos: as expectativas de aprendizagem numa escola pública do município de São Paulo. 2015. Monografia de Especialização (Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/37558 | - |
dc.description.resumo | O objetivo desta pesquisa é investigar as expectativas de aprendizagem de Língua Inglesa de alunos da etapa final de Educação de Jovens e Adultos (EJA). A investigação foi conduzida pela professora-pesquisadora com 28 alunos da etapa final de EJA de uma escola pública do município de São Paulo. Os dados foram coletados de fevereiro a março de 2014 por meio de um questionário elaborado por Ramos(1998). As expectativas de ensino-aprendizagem foram fundamentadas na teoria da análise de necessidades com os autores Hutchinson e Waters(1987), Dudley Evans e St. John (1998), necessidades sentidas e percebidas de Berwick (1989), além do autor Long (2005), também sobre análise de necessidades. Enfoca também o ensino de língua estrangeira no município de São Paulo por meio das Orientações Currriculares (São Paulo, 2008), Proposta curricular para educação de jovens e adultos (Brasil, 2002), a história e conceito da Educação de Jovens e Adultos (EJA) segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais. Os resultados revelaram que as expectativas dos participantes sobre o processo de ensino-aprendizagem de inglês são os desejos em relação ao ensino dessa língua no segmento EJA. Permitiram, ainda, marcar diferentes níveis de reflexão, o que resultou numa tomada de consciência que levou à (re) construção da ação pedagógica feitas por mim, professora deles e pesquisadora deste trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | The objective of this research is to investigate the English Language learning expectations of students in the final phase of Young and Adult Education (EJA). The investigation was conducted by the teacher with 28 students of the final stage of adult education at a public school in São Paulo. Data were collected from February to March 2014 by a questionnaire prepared by Ramos (1998). The teaching-learning expectations were based on needs analysis theory (Hutchinson and Waters 1987, Dudley Evans and St. John 1998), felt needs and perceived needs by Berwick(1989) and Long (2005). It also focuses on the Curricula Guidelines (São Paulo, 2008), for the foreign language teaching in São Paulo, and the Curricula Proposal for Young and Adult Education (Brazil, 2002), the history and concept of Young and Adult Education (EJA) according to the National Institute of Educational Studies and Research. The results revealed that participants' expectations about the English teaching-learning process are their wants regarding the teaching of this language in the adult education sector. The data also contributed to different levels of reflection, which resulted in awareness by the teacher that led to the (re) construction of pedagogical action made by me, their teacher and researcher of this study. | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Especialização em Práticas Reflexivas e Ensino-Aprendizagem de Inglês na Escola | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject | Desejos | pt_BR |
dc.subject | Ensino de jovens e adultos | pt_BR |
dc.subject | Língua Inglesa | pt_BR |
dc.subject | Wants | en_US |
dc.subject | Youth and adult education | en_US |
dc.subject | English language | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUAS ESTRANGEIRAS MODERNAS | pt_BR |
dc.title | Ensino de inglês para educação de jovens e adultos: as expectativas de aprendizagem numa escola pública do município de São Paulo | pt_BR |
dc.type | Monografia de Especialização | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografias Lato Sensu (em Processamento) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JACILENE RODRIGUES DE ALMEIDA.pdf Restricted Access | 1,04 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.