???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3809
Tipo do documento: Dissertação
Título: Iniciação e individuação no candomblé de São Paulo
Autor: Gama, Wilton Gayo
Primeiro orientador: Concone, Maria Helena Villas Bôas
Resumo: Este trabalho foi concebido à partir de um diálogo interdisciplinar entre os campos da Antropologia e da Psicologia Analítica. Utilizando o método de pesquisa participativa, entrevistas e testes, este estudo buscou a compreensão dos paralelos entre o rito de iniciação no candomblé e o processo de individuação como concebido pela Psicologia Analítica. O trabalho também buscou verificar a qualidade do movimento psíquico dos sujeitos que se iniciaram no culto. A reflexão sobre os conceitos fundamentais do candomblé, comparados ao corpo teórico da psicologia de Jung, formou a base para a discussão dos resultados dos testes e entrevistas aplicados nos sujeitos. Esta discussão, por sua vez, permitiu desvendar elos entre o movimento psíquico do sujeito e sua inserção no grupo social religioso
Palavras-chave: Candomble
Psicanalise
Religiao afro-brasileira
Religiao e psicologia
Ciencias Sociais
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Gama, Wilton Gayo. Iniciação e individuação no candomblé de São Paulo. 2005. 204 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/3809
Data de defesa: 30-Nov-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Wilton Gayo Gama.pdf5,3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.