REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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dc.creatorCenteno, Eloiza Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Loyola, Juliana Silva-
dc.date.accessioned2023-09-12T14:13:40Z-
dc.date.available2023-09-12T14:13:40Z-
dc.date.issued2010-12-01-
dc.identifier.citationCenteno, Eloiza Rodrigues. Conto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudo. 2010. Monografia de Especialização (Especialização em Literatura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/38983-
dc.description.resumoNossa pesquisa tem por objetivo uma investigação sobre a matriz do conto popular no contexto do livro infantil contemporâneo. Analisar a especificidade da ilustração, que está associada a um texto de tradição oral, conto popular, no contexto do livro infantil contemporâneo. A concepção de livro infantil contemporâneo, que subjaz nesta pesquisa corresponde àquele em que a narrativa depende da interação entre ilustração e texto. O resultante da interação do projeto gráfico artístico com o conto popular de tradição é o que configura a análise do corpus Coleção contos de encantamento do autor Luís da Câmara Cascudo, apresentada ao leitor em cinco volumes ilustrados publicados separadamente. São eles: A Princesa de Bambuluá, Couro de Piolho, Maria Gomes, O papagaio Real e mais um volume que abriga duas histórias; O marido da Mãe d’ Água e A Princesa e o Gigante. Apresentadas com ilustrações de Cláudia Scatamacchia. O estudo da ilustração tem como contexto o corpus literário escolhido, em que a obra ganha visualidade através das ilustrações, buscando reconhecer o diálogo que a literatura infantil estabelece entre as duas linguagens verbais e não- verbal, ampliando as possibilidades de leitura dessa obra, enriquecendo-a como objeto artístico. Sendo assim, nossa intenção é investigar como o entrosamento entre o texto verbal e visual na Coleção Contos de Encantamento configura a presença de uma cena narrativa de “contação de histórias”? Buscamos também analisar de que maneira os contos populares têm sido resgatados e atualizados pela literatura infantil contemporânea? Nosso referencial metodológico baseia-se nas informações de diversos autores e literatura cuja proposta fundamenta o corpo teórico. Assim como no próprio depoimento da ilustradora realizado através de entrevista presencial. A análise do corpus é organizada a partir dos seguintes recortes: capa e contracapa, inscrição das capitulares, personagens, ilustrações de página dupla e transformação do herói. Este estudo inicialmente se limita a retomar alguns conceitos acerca da literatura oral para reafirmar sua importância e especificidades. Dentre as diversas formas de expressão da literatura oral, abordamos o conto popular. Situamos a transformação do oral representado pelo código lingüístico verbal para melhor compreender o trajeto das narrativas orais que, mais tarde resultam na Literatura Infantil. O percurso trilhado foi o da oralidade à palavra escrita para chegar finalmente aos livros atuais, conhecendo os possíveis processos de interação verbo-visual na criação do livro infantil contemporâneopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artespt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programEspecialização em Literaturapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConto-popularpt_BR
dc.subjectCâmara cascudopt_BR
dc.subjectContos de encantamentopt_BR
dc.subjectIlustraçãopt_BR
dc.subjectLiteratura- infantilpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LITERATURA COMPARADApt_BR
dc.titleConto popular: marcas da oralidade e ilustrações que revelam um “contar histórias” no universo encantado de Câmara Cascudopt_BR
dc.typeMonografia de Especializaçãopt_BR
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