REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39276
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorVal, Henrique Costa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/97830177158782pt_BR
dc.contributor.advisor1Gioia, Paula Suzana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5020508534795298pt_BR
dc.date.accessioned2023-09-27T14:29:13Z-
dc.date.available2023-09-27T14:29:13Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.identifier.citationVal, Henrique Costa. IISCA baseada em performance: avaliação e tratamento de comportamentos-problema de crianças com TEA. 2023. Tese (Doutorado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39276-
dc.description.resumoA análise de contingência sintetizada por entrevista (IISCA) foi desenvolvida em resposta a barreiras associadas à implementação da análise funcional tradicional de comportamentos-problema. Desenvolvido recentemente, um novo formato de IISCA, denominado IISCA baseada em performance, tem-se revelado ainda mais promissor. Este estudo avaliou o uso da IISCA baseada em performance para determinar a função de comportamentos-problema em quatro crianças de quatro a 13 anos de idade diagnosticadas com TEA, além de discutir a eficácia do tratamento implementado a partir da IISCA baseada em performance com um dos participantes (P3, sexo masculino, 11 anos de idade). Os resultados validaram as informações levantadas nas entrevistas e observações em relação aos eventos evocativos e reforçadores sintetizados que influenciavam os comportamentos-problema. Na avaliação do tratamento implementado, houve melhoria significativa em habilidades de comunicação e tolerância, além da redução de comportamentos-problema. Conclui-se que a IISCA baseada em performance possibilita uma análise funcional com alto grau de confiabilidade e implementação de um tratamento seguro e em pouco tempopt_BR
dc.description.abstractInterview-Synthesized Contingency Analysis (IISCA) was developed in response to barriers associated with implementing the traditional functional analysis of problem behaviors. Recently developed, a new format of IISCA, called performance-based IISCA, has shown even more promise. This study assessed the use of performance-based IISCA to determine the function of problem behaviors in four children aged four to 13 years old diagnosed with ASD, in addition to discussing the effectiveness of the treatment implemented from performance-based IISCA with one of them (P3, male, 11 years old). The results validated the information gathered in the interviews and observations concerning the synthesized evocative and reinforcing events that influenced the problem behaviors. As the treatment was implemented, there was a significant improvement in communication skills and tolerance as well as a reduction in problem behaviors. It is concluded that the performance-based IISCA enables a functional analysis with a high degree of reliability and the implementation of a safe treatment in a short timeen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTranstorno do Espectro Autista (TEA)pt_BR
dc.subjectInterview-Informed Synthesized Contingency Analysis (IISCA)pt_BR
dc.subjectIISCA baseada em performancept_BR
dc.subjectContingência sintetizadapt_BR
dc.subjectComportamento-problemapt_BR
dc.subjectAutism Spectrum Disorder (ASD)en_US
dc.subjectInterview-Informed Synthesized Contingency Analysis (IISCA)en_US
dc.subjectPerformance-based IISCAen_US
dc.subjectSynthesized contingencyen_US
dc.subjectProblem behavioren_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.titleIISCA baseada em performance: avaliação e tratamento de comportamentos-problema de crianças com TEApt_BR
dc.title.alternativePerformance-based IISCA: assessment and treatment of problem behaviors in children with ASDen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Henrique Costa Val.pdf827,15 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.