REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39668
Tipo: Tese
Título: Dissonâncias em busca da harmonia melódica: experiências históricas, desafios, lutas e associativismo da classe musical (SP, 1913-1949)
Título(s) alternativo(s): Dissonances in search of melodic harmony: historical experiences, challenges, struggles and associations of the musical class (SP, 1913-1949)
Autor(es): Freire, Breno Ampáro Alvares
Primeiro Orientador: Matos, Maria Izilda Santos de
Resumo: Esta tese tem como objetivo problematizar, analisar e questionar as condições de trabalho e organização dos músicos de orquestra em São Paulo no período de 1913 a 1949, rastreando como a categoria criou, dinamizou e fez-se a partir de estratégias de luta. Dessa forma, visa reconstituir e escrutinar o cotidiano musical desses trabalhadores, bem como observar redes, ramais e circuitos associativos pelos quais esses artistas se articularam. O recorte toma como balizas temporais o ano de 1913, ano da fundação do Centro Musical de São Paulo e quando se tem notícia de uma “greve” convocada pela categoria, e o ano de 1949, quando foi promulgada a lei nº. 3.829, decretando a criação da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. A base documental é composta de notícias da imprensa, petições e pareceres oficiais, estatutos e notas de programa. Focalizando a primeira metade do século XX, a investigação procura problematizar as contradições verificadas no cotidiano musical da cidade. Formas de ver, ouvir e experienciar a arte passaram por radicais metamorfoses no período, impulsionadas pelo advento do cinema, do rádio e da incipiente indústria fonográfica. Somava-se aos desafios tecnológicos também a ausência de um circuito de trabalho voltado para a música de concerto – caracterizado por temporadas sazonais, o trabalho em orquestras sinfônicas era dividido entre os palcos de teatros, salões e cafés-concerto, fossos e pequenas salas de exibição de filmes. A remuneração era incerta, vivendo da prestação de serviços musicais. As experiências de associação surgidas foram a maneira de unir, proteger e organizar uma categoria que lutava por melhores condições de vida. O caráter mutualista das entidades musicais se misturava com um aceno reivindicatório, que seria percebido mais incisivamente a partir dos anos 1930, com a ascensão de Getulio Vargas ao poder e o estabelecimento de uma agenda federal centralizadora no que diz respeito à proteção, controle e vigilância da classe trabalhadora. A partir de então, o surgimento de sindicatos de músicos inseriu-se num contexto de adesão estratégica às deliberações federais, bem como disputas internas pelo reconhecimento e autonomia na organização dos trabalhadores da música de concerto
Abstract: This thesis aims to problematize, analyze, and question the working conditions and organization of orchestra musicians in São Paulo from 1913 to 1949, tracking how the category created, dynamized and made itself based on struggle strategies. Furthermore, it aims to reconstitute and scrutinize the musical daily life of these workers, as well as to note networks, branches and associative circuits through which those artists managed to articulate themselves. The cut takes as time frames in 1913, the year of the foundation of Centro Musical de São Paulo and when there is news of a “strike” called by the category, and in 1949, when Law No. 3.829 was enacted, decreeing the creation of Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. The documentary base is made up of news from the press, petitions and official opinions, statutes and program notes. Focusing on the first half of the 20th century, the investigation seeks to problematize the contradictions verified in the musical daily life of the city. Ways of seeing, hearing, and experiencing art underwent radical metamorphoses in the period, driven by the advent of cinema, radio and the incipient music industry. In addition to the technological challenges, there was also the absence of a work circuit focused on concert music – characterized by seasonal seasons, work in symphony orchestras was divided between the theaters’ stages, concert halls and cafes, pits and small movie theaters. The remuneration was uncertain, living on the provision of musical services. The association experiences that emerged were the way to unite, protect and organize a category that fought for better living conditions. The mutualist character of the musical entities was mixed with a claiming wave, which would be perceived more incisively from the 1930s onwards, with the rise of Getulio Vargas to the government and the establishment of a centralizing federal agenda with regard to the protection, control and surveillance of the working class. From then on, the emergence of musicians’ unions was inserted in a context of strategic adherence to federal deliberations, as well as internal disputes for recognition and autonomy in the organization of concert music workers
Palavras-chave: Centro Musical de São Paulo
Orquestra
Condições de trabalho
Prática associativa
Músicos de orquestra
Centro Musical de São Paulo
Orchestra
Work conditions
Associative practice
Orchestra musicians
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em História
Citação: Freire, Breno Ampáro Alvares. Dissonâncias em busca da harmonia melódica: experiências históricas, desafios, lutas e associativismo da classe musical (SP, 1913-1949). 2023. Tese (Doutorado em História) - Programa de Estudos Pós-Graduados em História da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39668
Data do documento: 28-Abr-2023
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