REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39674
Tipo: Tese
Título: Panorama das competências digitais dos professores no Novo Ensino Médio em escolas públicas de São Paulo: um estudo sobre o desenvolvimento docente diante das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC)
Título(s) alternativo(s): Panorama of digital competencies of teachers in the New High School in public schools of São Paulo: a study on teacher development in the face of Digital Information and Communication Technologies (DICT)
Autor(es): Bianchi, Cintia Santos Tolosa
Primeiro Orientador: Araújo, Rafael
Resumo: Este estudo buscou compreender o panorama das Competências Digitais dos professores que ministram aulas no Novo Ensino Médio (NEM), em escolas públicas na cidade de São Paulo. Esta Tese foi organizada em três partes: inicialmente, foram problematizados diferentes significados sociais e políticos que reverberam na escola. Para tanto, foi apresentado um breve panorama histórico da Educação no Brasil e as mudanças advindas do Novo Ensino Médio - NEM. No segundo movimento, foi discutida a implementação do Novo Ensino Médio e suas implicações para o desenvolvimento das Competências Digitais dos professores. Foram abordados aspectos como a flexibilização curricular, a organização por áreas do conhecimento e as possibilidades de integração das tecnologias digitais no processo educacional. No terceiro movimento, questionou-se a competência digital dos sujeitos professores e professoras da educação básica brasileira diante das TDICs, do NEM e do acontecimento da Covid-19. Para tanto, foi empregada uma pesquisa de caráter exploratório descritivo e como instrumentos empregou-se dois e-questionários Survey iguais, o primeiro no início da pandemia e o segundo 30 meses depois. O levantamento dos dados foi baseado em uma grelha avaliativa dividida em três Áreas de Competência Digital Docente, especificamente foram investigadas as áreas: a) Pedagógica; b) – Cidadania Digital; c) Desenvolvimento Profissional. Os resultados demonstraram que os docentes estão no nível Familiarização (2 de 5) das CDs, o que significa que estes começaram a conhecer e a usar pontualmente as tecnologias em suas atividades didáticas, de forma que pouco identificam o caráter emancipatório das TIDCs e enxergam as tecnologias mais como apoio ao ensino, do que com efetiva intencionalidade pedagógica
Abstract: This study aimed to comprehend the panorama of Digital Competences among teachers who teach in the New High School (NHS) in public schools in the city of São Paulo. This thesis was organized into three parts: firstly, different social and political meanings reverberating in schools were problematized. To this end, a brief historical overview of education in Brazil and the changes brought about by the New High School (NHS) were presented. In the second part, the implementation of the New High School (NHS) and its implications for the development of Digital Competences among teachers were discussed. Aspects such as curriculum flexibility, organization by knowledge areas, and the possibilities of integrating digital technologies in the educational process were addressed. The third part examined the digital competence of teachers in Brazilian basic education in relation to ICTs, the New High School (NHS), and the occurrence of Covid-19. An exploratory descriptive research design was employed, and two survey e-questionnaires were used as research instruments: the first administered at the beginning of the pandemic, and the second 30 months later. Data collection was based on an evaluative grid divided into three areas of Teacher Digital Competence, specifically focusing on: a) Pedagogical, b) Digital Citizenship, and c) Professional Development. The results demonstrated that teachers were at the Familiarization level (2 out of 5) in terms of Digital Competences, indicating that they had started to become acquainted with and use technologies in their instructional activities, perceiving them more as instructional aids rather than having a significant pedagogical intentionality
Palavras-chave: Competência Digital
Professores
NEM
TDIC
Digital Competence
Teachers
NEM
IDCT
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Bianchi, Cintia Santos Tolosa. Panorama das competências digitais dos professores no Novo Ensino Médio em escolas públicas de São Paulo: um estudo sobre o desenvolvimento docente diante das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC). 2023. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39674
Data do documento: 23-Ago-2023
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cintia Santos Tolosa Bianchi.pdf1,35 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.