REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampos, Ivelise Fortim de-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771183Y2por
dc.contributor.advisor1Costa, Márcia Regina da-
dc.date.accessioned2016-04-26T14:57:20Z-
dc.date.available2013-04-25-
dc.date.issued2004-11-30-
dc.identifier.citationCampos, Ivelise Fortim de. Alice no país do espelho: o MUD - jogo e realidade virtual baseado em texto. 2004. 279 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/3979-
dc.description.resumoEsta dissertação versa sobre um jogo e uma realidade virtual chamada MUD (Multi User Dungeon). O jogo é baseado numa aventura de estilo medieval, no qual o usuário confronta-se com monstros virtuais, a procura de tesouros. O programa funciona mediante descrições textuais e permite uma comunicação entre os diversos jogadores conectados ao programa. Graças a essa comunicação entre os usuários, é possível formar-se um agrupamento de jogadores em tomo do MUD. Assim, a proposta desta pesquisa é fazer uma etnografia virtual, para conhecer os jogadores participantes desse programa e saber os motivos que os atraem a dele participar, uma vez que muitos jogadores dispendem bastante tempo com ele. Desta forma, na primeira parte da dissertação, apresenta-se o MUD, sua origem e funcionamento. A segunda parte da pesquisa propõe-se a conhecer os jogadores e, para tanto, foi feito um levantamento sobre sua vida fora do computador (idade, sexo, localização etc.) e seus hábitos de conexão em relação ao MUD (tipo de acesso, número de horas de acesso). Na terceira parte, procura-se compreender as motivações dos jogadores para freqüentar o MUD. Essas motivações foram obtidas com base na freqüência de respostas no questionário da pesquisa, dispostas em quatro itens: Jogo, Realidade virtual, Aventura e Sociabilidade, sendo estes os motivos mais comuns pelos quais os usuários se mantêm ligados ao MUD. No quesito Jogo, examinou-se como os jovens são atraídos por este jogo eletrônico, com espaço e tempo próprios, e verifica-se que tipo de jogo se constitui o MUD. Sendo ele simulador de uma Realidade Virtual, os jogadores podem utilizar-se dele de duas formas: uma, como Espaço Psicológico e outra, para a vivência de uma Aventura. No aspecto de Sociabilidade, discute-se o MUD como propiciador de novas amizades entre os usuários e, também, como pode-se considerar o MUD uma comunidade virtual. Por fim, conclui-se ser possível fazer um paralelo entre o MUD e o conto de Lewis Carrol, "Alice no país do Espelho", considerando o jogador de MUD como Alice, que se aventura por um mundo mágico, disponível através de um espelho, fazendo um paralelo com a tela do computador. Os "mudeiros", como Alice, entram no mundo virtual, aventuram-se e acordam novamente para a vida cotidiana, com a diferença que, desse sonho, trazem amigos para a sua realidadepor
dc.description.abstractThis dissertation is about a game and virtual reality called MUD (Multi user Dungeon). The game is based on medieval style adventure, where the user is conftonted with virtual monsters, and the search of treasures. This program works by textual descriptions, and itallows communication among several players that are connected in the program. Due to the communication among the users, it is possible to form a group of players around MUD. So, the proposal of this research is to do a virtual ethnography, to know the players that are part of this program and to know which are the reasons that attract the players to participate in it, once many players spend plenty of time in the program. Therefore, in the first part of the dissertation, the MUD is presented, its origin and operation. In the second part of the research, we try to know who the players are; and information were obtained about them (age, sex, location, etc) and their habits when playing MUD (access type, number of access hours ). In the third part, we try to understand the players' motivations. The motivations were obtained by the ftequency of answers in the questionnaire of the research and they were characterized in falir items : the Game, Virtual Reality, Adventure and Sociability, being these the most common reasons for which the users be present at MUD. In the chapter Game, we examined why the youngsters are attracted to this electronic game, with its own space and time, and we verified which type of game is MUD. MUD is also a Virtual Reality, therefore the players can use it in two ways: as a Psychological Space, or a space to live an Adventure. In chapter Sociability, we discuss how MUD propitiates new friendships among its users, and also how we can consider MUD as a virtual community. Finally, we concludethat a parallel can be drawn between MUD and the tale "Alice through the looking glass", by Lewis Carrol, considering the MUD player as Alice, who venture in a magic world, available through a glass, which we consider in this thesis an analogous to the computer screen. The players of MUD, like Alice, are going to a virtual world, they venture and they wake up again to their ordinary daily life, with the difference that they bring friends ftom the magic world to their liveseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12706/Ivelise%20Fortim%20de%20Campos.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Restritopor
dc.subjectRealidade virtual -- Aspectos sociaispor
dc.subjectJogos por computador -- Aspectos sociaispor
dc.subjectMulti User Dungeonpor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleAlice no país do espelho: o MUD - jogo e realidade virtual baseado em textopor
dc.typeDissertaçãopor
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