REPOSITORIO PUCSP Monografias Lato Sensu (Especialização e MBA) Monografias Lato Sensu (em Processamento)
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Tipo: Monografia de Especialização
Título: Semiose da performance musical ‘afterlife’: pulsão invocante e escópica do audiovisual
Autor(es): Abdias, Pablo Renato de Sousa
Primeiro Orientador: Droguett, Juan Guillermo
Resumo: Esta monografia tem como objetivo aplicar o conceito de semiose à análise da performance musical Afterlife, distinguindo os significantes da pulsão escópica e invocante da produção audiovisual. Problematiza sobre a experiência imersiva e sobre as projeções da arte digital no universo de paisagens sonoras hipnotizantes e ritmos exuberantes que exacerbam fundamentalmente a pulsão de morte. Coube, portanto, formular a questão da pesquisa: será que por meio desta experiência estética de sensações, emoções e sentimentos, o participante alcança a catarse, o verdadeiro despertar para o Real do próprio desejo? Formulando-se a hipótese: a experiência estética Afterlife, ligada à pulsão de morte no seu enunciado exprime o excesso de vida ou o chamado gozo estético. O estado da arte a respeito sinalizou a exploração do conceito de semiose em Peirce, a pulsão na passagem de Freud até Lacan, considerando deste último a pulsão escópica e invocante oportunas para o fenômeno estético. Justifica-se a produção deste estudo por ser uma contribuição à reflexão do curso de pós-graduação no qual está inserido, sobretudo, no que se refere à clínica da cultura, o evento analisado é um produto cultural coletivo no qual afloram sintomas dignos de serem interpretados. A fundamentação teórica ancora-se no conceito fenomenológico de Peirce, na correspondência que Santaella faz com as categorias de Lacan, assim como a Nota-Azul de Alain Didier Weill para embalar os efeitos da pulsão invocante. Os procedimentos metodológicos concentraram-se na decupagem de algumas versões do evento, levantamento bibliográfico e recolhimento de depoimentos on-line de participantes da festa. Desta forma, os resultados refletem na estrutura definida num primeiro capítulo, decupagem audiovisual da performance Afterlife, um segundo exclusivo sobre a semiose como ação dos signos audiovisuais, um terceiro que aborda os conceitos psicanalíticos de desejo, gozo e catarse; sentindo a necessidade de um quarto capítulo acerca das representações imagéticas da festa análogas aos quatro discursos lacanianos
Abstract: This monograph aims to apply the concept of semiosis to the analysis of the Afterlife musical performance, distinguishing the signifiers of the scopic and invoking drive of audiovisual production. It discusses the immersive experience and the projections of digital art in the universe of mesmerizing soundscapes and exuberant rhythms that fundamentally exacerbate the death drive. Therefore, it was up to formulate the research question: could it be that through this aesthetic experience of sensations, emotions and feelings, the participant reaches catharsis, the true awakening to the Real of his own desire? Formulating the hypothesis: the Afterlife aesthetic experience, linked to the death drive in its statement expresses the excess of life or the so-called aesthetic enjoyment. The state of the art in this regard signaled the exploration of the concept of semiosis in Peirce, the drive in the passage from Freud to Lacan, considering the latter's scopic and invoking drive as opportune for the aesthetic phenomenon. The production of this study is justified because it is a contribution to the reflection of the postgraduate course in which it is inserted, above all, with regard to the clinic of culture, the event analyzed is a collective cultural product in which symptoms worthy of being interpreted. The theoretical foundation is anchored in Peirce's phenomenological concept, in Santaella's correspondence with Lacan's categories, as well as Alain Didier Weill's Blue Note to package the effects of the invoking drive. The methodological procedures focused on the decoupage of some versions of the event, bibliographic survey and collection of online testimonials from party participants. In this way, the results reflect the structure defined in a first chapter, audiovisual decoupage of the Afterlife performance, a second exclusive on semiosis as an action of audiovisual signs, a third that addresses the psychoanalytic concepts of desire, jouissance and catharsis; feeling the need for a fourth chapter about the imagery representations of the party analogous to the four Lacanian discourses
Palavras-chave: Afterlife
Semiótica-psicanalítica
Semiose audiovisual
Pulsão invocante
Pulsão escópica
Afterlife
Psychoanalytic semiotics
Audiovisual semiosis
Invoking drive
Scopic drive
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura
Citação: Abdias, Pablo Renato de Sousa. Semiose da performance musical ‘afterlife’: pulsão invocante e escópica do audiovisual. 2023. Monografia de Especialização (Especialização em Semiótica Psicanalítica - Clínica da Cultura) - Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39932
Data do documento: 14-Jul-2023
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