REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39953
Tipo: Dissertação
Título: Portal multimodal/multilíngue para o avanço da Ciência Aberta nas Humanidades: linguagem telecinemática como recurso de ensino de inglês como língua estrangeira através de N-grama de classe semântica (NGCS)
Título(s) alternativo(s): Multimodal/multilingual portal for advancing Open Science in the Humanities: Telecinematic language as a resource for teaching English as a foreign language through Semantic Class N-gram
Autor(es): Ribeiro, Natalia Luri Arimori
Primeiro Orientador: Sardinha, Antonio Paulo Berber
Resumo: Este estudo focaliza a linguagem telecinemática, uma linguagem verbal utilizada em programas de televisão e filmes de ficção (Bednarek; Veirano Pinto; Werner, 2020). Embora pesquisas anteriores tenham descrito as principais características gramaticais da televisão norteamericana (Berber Sardinha; Veirano Pinto, 2019), britânica (Berber Sardinha; Shimazumi, 2020) e do cinema norte-americano (Veirano Pinto, 2014), nenhuma delas explorou a linguagem telecinemática sob a perspectiva semântica, informando a possibilidade de uso de corpus para o ensino de vocabulário de inglês como língua estrangeira. Esta dissertação preenche essas lacunas ao criar um corpus de linguagem telecinemática e ao informar o ensino de língua estrangeira baseadas em Análise Multidimensional (AMD) e n-grama de classe semântica (NGCS). Adicionalmente, discutimos a implementação de um portal multimodal/multilíngue para ciência aberta nas humanidades, incluindo a curadoria de conteúdos relevantes de dados para Ciências Humanas disponíveis na web e em pesquisas desenvolvidas no LAEL. Este estudo é inovador, pois oferece uma nova abordagem para o ensino de língua estrangeira, utilizando a linguagem telecinemática como ferramenta de ensino, além de propor uma plataforma digital para a ciência aberta nas humanidades
Abstract: This study focuses on telecinematic language, a verbal language used in television programs and fiction films (Bednarek; Veirano Pinto; Werner, 2020). While previous research has described the main grammatical features of American television (Berber Sardinha; Veirano Pinto, 2019), British television (Berber Sardinha; Shimazumi, 2020), and American cinema (Veirano Pinto, 2014), none have explored telecinematic language from a semantic perspective, indicating the potential use of corpora for teaching English vocabulary as a foreign language. This dissertation addresses these gaps by creating a telecinematic language corpus and informing foreign language teaching based on Multidimensional Analysis (MDA) and Semantic Class N-grams (SCNG). Additionally, we discuss the implementation of a multimodal/multilingual portal for open science in the humanities, including curating relevant data content for humanities available on the web and in research conducted at LAEL. This study is innovative as it offers a new approach to foreign language teaching, using telecinematic language as a teaching tool, and proposes a digital platform for open science in the humanities
Palavras-chave: Linguagem Telecinemática
N-grama de Classe Semântica
Linguística de Corpus
Análise multidimensional
Telecinematic Language
Semantic Class N-gram
Corpus Linguistics
Multidimensional analysis
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::LINGUISTICA APLICADA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem
Citação: Ribeiro, Natalia Luri Arimori. Portal multimodal/multilíngue para o avanço da Ciência Aberta nas Humanidades: linguagem telecinemática como recurso de ensino de inglês como língua estrangeira através de N-grama de classe semântica (NGCS). 2023. Dissertação (Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39953
Data do documento: 21-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Natalia Luri Arimori Ribeiro.pdf626,25 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.