REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
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Tipo: Tese
Título: Ação social no contexto da Pastoral Universitária: contribuições formativas ao jovem universitário numa perspectiva humanizadora
Título(s) alternativo(s): Social action in the context of University Pastoral: formative contributions to young university students in a humanizing perspective
Autor(es): Guedes, Walkíria Ferreira
Primeiro Orientador: Feldmann, Marina Graziela
Resumo: O presente estudo se propõe a analisar as contribuições formativas que as ações sociais coletivas, realizadas no âmbito da Pastoral Universitária, no período entre 2007 e 2016, possibilitaram ao jovem universitário de uma Universidade Comunitária de São Paulo. Partimos do interesse em identificar as possibilidades de as ações sociais contribuírem como práticas educativas na formação do jovem universitário para uma humanização e solidariedade com o/a outro/a. As atividades de extensão universitária compõem uma das dimensões da universidade, e, a partir de 2018, conforme a Resolução CNE/CES, nº 7, tornaram-se obrigatórias como parte da matriz curricular dos cursos de graduação. Acredita-se que as ações sociais desenvolvidas no contexto da Pastoral Universitária são possibilidades concretas de envolvimento do jovem graduando com a realidade no entorno da universidade, em territórios vulnerabilizados. Tais ações também são capazes de estimular experiências sociais e produção do conhecimento fora do ambiente acadêmico, auxiliar os alunos a conhecer a realidade de outros sujeitos nos processos dialéticos da exclusão, despertar a capacidade crítico-reflexiva. Isso também possibilita contribuições formativas para uma humanização mais solidária no encontro com a realidade de negação da pessoa humana. Busca-se resgatar a importância das ações sociais como práticas educativas associadas à formação acadêmica do jovem graduando. O estudo bibliográfico e documental teve centralidade nas contribuições de vários autores, dentre eles: Arroyo (2014; 2013), Assmann (2002; 2001; 2000), Chizzotti (2017), Feldmann (2017; 2016; 2013; 2009), Francisco (2020; 2015; 2013), Freire (2011; 2005; 1996), Ghanem, Trilla (2008), Gohn (2020; 2022; 2016; 2010), Ianni (1996), Sacristàn (2008; 2002; 2000; 1999) e Documentos do Magistério e da Doutrina Social da Igreja. A proposta desta pesquisa se inspirou no paradigma da dialética, por isso, optou-se pela abordagem qualitativa, porque partimos do pressuposto de que existe uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, entre o sujeito e o objeto. A pesquisa empírica foi mediada pelo contato com os sujeitos participantes, conforme critérios de escolha. Ao todo foram 11 (onze), sendo 10 (dez) estudantes e 01 (um) assessor, que estiveram envolvidos no planejamento e na realização das atividades da pastoral universitária no período entre 2007 e 2016. A modalidade para a coleta dos dados foi a entrevista com roteiro de perguntas semiestruturado. Os dados da pesquisa evidenciaram que as ações sociais no contexto da Pastoral Universitária podem se configurar numa proposta de ação educativa, prática pedagógica que contribua para a formação do jovem universitário, despertando-o para uma cultura do encontro na perspectiva do humanismo solidário
Abstract: The present study proposes to analyze the formative contributions that collective social actions, carried out within the scope of the Pastoral Universitária, in the period between 2007 and 2016, made possible for the young university student of a Community University in São Paulo. We start from the interest in identifying the possibilities for social actions to contribute as educational practices in the formation of young university students for humanization and solidarity with the other. University extension activities make up one of the dimensions of the university, and, as of 2018, according to Resolution CNE/CES, nº 7, they became mandatory as part of the curricular matrix of undergraduate courses. It is believed that the social actions developed in the context of the University Pastoral are concrete possibilities for the involvement of young graduates with the reality around the university, in vulnerable territories. Such actions are also capable of stimulating social experiences and knowledge production outside the academic environment, helping students to know the reality of other subjects in the dialectic processes of exclusion, awakening critical-reflexive capacity. This also makes possible formative contributions for a more solidary humanization in the encounter with the reality of denial of the human person. It seeks to rescue the importance of social actions as educational practices associated with the academic training of young graduates. The bibliographic and documentary study was central to the contributions of several authors, including: Arroyo (2014; 2013), Assmann (2002; 2001; 2000), Chizzotti (2017), Feldmann (2017; 2016; 2013; 2009), Francisco ( 2020; 2015; 2013), Freire (2011; 2005; 1996), Ghanem, Trilla (2008), Gohn (2020; 2022; 2016; 2010), Ianni (1996), Sacristàn (2008; 2002; 2000; 1999) and Documents of the Church's Magisterium and Social Doctrine. The purpose of this research was inspired by the paradigm of dialectics, therefore, a qualitative approach was chosen, because we start from the assumption that there is a dynamic relationship between the real world and the subject, between the subject and the object. The empirical research was mediated by contact with the participating subjects, according to selection criteria. In all there were 11 (eleven), 10 (ten) students and 01 (one) advisor, who were involved in the planning and carrying out of university pastoral activities in the period between 2007 and 2016. interview with a semi-structured script of questions. The research data showed that social actions in the context of the University Pastoral can be configured in a proposal of educational action, pedagogical practice that contributes to the formation of young university students, awakening them to a culture of encounter in the perspective of solidary humanism
Palavras-chave: Pastoral Universitária
Humanização
Jovem Universitário
Território
Currículo
University Pastoral
Humanization
Young university student
Territory
Curriculum
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo
Citação: Guedes, Walkíria Ferreira. Ação social no contexto da Pastoral Universitária: contribuições formativas ao jovem universitário numa perspectiva humanizadora. 2023. Tese (Doutorado em Educação: Currículo) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39958
Data do documento: 21-Set-2023
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