REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959
Tipo: Tese
Título: IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames
Autor(es): Fusaro, Alberto Cabral
Primeiro Orientador: Santaella, Lúcia
Resumo: Nossa pesquisa se enquadra em um segmento do ramo de estudos de Inteligência Artificial, mais especificamente o das IAs Fracas, investigando o modo como são utilizadas no desenvolvimento de games – jogos que operam em uma plataforma de tecnologia eletrônica. Focalizamos a investigação no modo como um conjunto de agentes de IA, gerando ilusões distintas, sejam de inteligência, de afeto, de realismo ou outra, participam de um sistema ilusório em equilíbrio com cada elemento de game em sua justa medida para formar uma ilusão suficiente, um efeito resultante da interação triádica entre o jogador, o contexto do jogar (gameplay) e o game, no qual se forma um espaço virtual de realidade imersiva de modo que a experiência do jogar e as emoções resultantes são reais
Abstract: Our investigation fits into a branch of Artificial Intelligence research, namely the Weak AIs subset, aiming to figure out the way that these AIs are applied in videogames development – we call it just “games”, referring to all games that run on any form of electronics platform. Our focus bears on how a set of AI agents, generating different illusions, whether of intelligence, affection, realism and so on, participate in an illusory system in balance with each game element in its fair measure to form a sufficient illusion, an effect resulting from the triadic interaction between the player, the gameplay and the game, in which a virtual space of immersive reality is formed, so the experience of playing and the resulting emotions are real
Palavras-chave: Inteligência artificial
Games
Aprendizagem de máquina
Simulação comportamental
Ilusão
Artificial intelligence
Games
Machine learning
Behavioral simulation
Illusion
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital
Citação: Fusaro, Alberto Cabral. IA e criatividade de máquina na geração da ilusão suficiente em videogames. 19/0. Tese (Doutorado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 19/0.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39959
Data do documento: 19-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Tecnologias da Inteligência e Design Digital

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alberto Cabral Fusaro.pdf3,53 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.