REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39990
Tipo: Tese
Título: Educação e transformação sociopolítica: avanços e limites do “Seminário de Cultura Política e Protagonismo Juvenil” no ensino público da cidade de São Paulo
Autor(es): Ramos, Steve Bautista
Primeiro Orientador: Chaia, Miguel Wady
Resumo: Hoje o mundo e o Brasil vivem um novo cenário decorrente da crise da democracia liberal e do surgimento do neoliberalismo. O neoliberalismo é a razão do capitalismo contemporâneo e pode ser definido como o conjunto de discursos, práticas e dispositivos, que determinam um novo modo de governo dos homens. A conduta dos homens é administrada por uma racionalidade política e econômica, estendendo a lógica do capital a todas as relações sociais e a todas as esferas da vida. O sistema neoliberal está nos fazendo entrar na era pósdemocrática. A partir desse contexto, o objetivo desta tese é encontrar respostas que expliquem os motivos que impedem a formação política dos alunos, dos professores e dos gestores da Escola Pública em São Paulo, notadamente no Ensino Médio. A hipótese deste trabalho partiu da ideia de que a ausência de formação política é decorrente da crise geral pela qual passam as democracias contemporâneas e, especialmente, o processo democrático brasileiro, vivido desde a instauração republicana do país, com forte significação frente às condições socioeconômicas de sua população e com intensa influência no processo da educação brasileira. Para atender o objetivo proposto, optou-se por uma metodologia qualitativa, através de uma pesquisa ação, junto aos alunos do nível médio, da Escola Pública Estadual Maria Juvenal Homem de Melo, na periferia da cidade de São Paulo. O projeto, denominado “Seminário de Cultura Política e Protagonismo Juvenil”, foi desenvolvido, de forma processual, nos três anos do ensino colegial, entre 2020 e 2022, durante as aulas de Sociologia, visando propiciar uma visão crítica da sociedade em que vivemos e uma avaliação posterior dos resultados alcançados, frente à ausência de formação política no currículo do ensino público em questão
Abstract: Nowadays Brazil and the rest of the world are experiencing a new scenario resulting from the crisis of liberal democracy and the emergence of neoliberalism. Neoliberalism is the reason for contemporary capitalism and can be defined as the set of discourses, practices and devices which determine a new mode of men government. The conduct of men is guided by a political and economic rationality extending the logic of capital to all social relations and to all spheres of life. The neoliberal system has made us living in the post-democratic era. Based on this context the goal of this thesis was to find answers that explain the reasons that prevent the political formation of students, teachers and managers of the Public School in São Paulo, especially in High School. The hypothesis of this work started from the idea that lack of political formation is precisely due to the general crisis that contemporary democracies are going through and, especially, the Brazilian democratic process, experienced since the republican establishment of the country, with strong significance in the face of the socioeconomic conditions of its population and with intense influence on the process of Brazilian education. In order to meet the proposed goal, a qualitative methodology was chosen, through an action research, with the high school students of the State Public School, Maria Juvenal Homem de Mello, located on the outskirts of São Paulo city. The project called "Seminar on Political Culture and Youth Protagonism", was procedurally developed in the three years of collegiate education, from 2020 to 2022, during Sociology classes, aiming to provide a critical view of society that we live and a subsequent evaluation of the results achieved, in the absence of political formation in the curriculum of the public education that is being discussed
Palavras-chave: Formação política
Rede pública de ensino
Ensino médio
Liberalismo
Neoliberalismo
Political formation
Public schools
High school liberalism
Neoliberalism
Democracy
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Ramos, Steve Bautista. Educação e transformação sociopolítica: avanços e limites do “Seminário de Cultura Política e Protagonismo Juvenil” no ensino público da cidade de São Paulo. 2023. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/39990
Data do documento: 22-Set-2023
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Steve Bautista Ramos.pdf889,52 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.