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Tipo do documento: Dissertação
Título: A aporia da cidadania em tempos neoliberais: estudo da Instituição Assistencial Educacional Amélia Rodrigues em Santo André - SP
Autor: Debei, Audrey 
Primeiro orientador: Silva, Ana Amélia da
Resumo: O principal objetivo desta pesquisa centrou-se na Instituição Assistencial Educacional Amélia Rodrigues ,localizada no município de Santo André - SP. O contexto da pesquisa abrange o período que vai de 1989 a 2002, e refere-se às políticas sociais mais amplas desenvolvidas no município, visto que as mesmas constituem-se em um ponto de inflexão importante tanto para a abordagem das questões sociais, quanto para a reflexão sobre a reconstrução da identidade no município por intermédio do Plano Estratégico Regional. Procurou-se ver, nestes programas, a ênfase dada à questão do voluntariado no interior de uma perspectiva crítica sobre o papel das Organizações Não-Governamentais (ONGs) na implementação das políticas neoliberais. Fundada em 1979, através dos desdobramentos das atividades promovidas pelo departamento de Assistência Social do "Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes", emerge como uma entidade exemplar que rompeu o limiar entre a "filantropia tradicional" e o "empreendedorismo social", sobretudo nos anos que vão de 1980 a 1990. Ao se reestruturar ao padrão de gestão do chamado "terceiro setor", alinha-se ao planejamento estratégico municipal. Nesta trajetória, é possível detectar ~ma aporia entre um discurso voltado para a cidadania, ao mesmo tempo em que seu foco na gestão social constitui-se em obstáculo aos beneficiários de seus programas e atividades, no sentido de ultrapassarem os limites de suas carências sociais, esmaecendo o horizonte da emancipação social
Abstract: The main objective of this research is Instituição Assistencial Educacional Amélia Rodrigues, located in Santo André-SP. The context of this search is the period which takes 1989 to 2002, and refers to social policies that were developed in Santo André's district, once they are an inflection point in approach of "social issues", as much to the project of reconstruction of district' s identities, thus of the project Regional Strategic Planning. This research seeked, in these programs, comprehend the emphasize to the volunteer work within a critical point of view about the roll of Non Governamental Organizations (NGO's) into the execution of neoliberal policies. The organization was founded in 1979, as bunâ1e up activities promoted by Social Assistant Department of "Centro Espírita Bezerra de Menenzes", which emerges as an organization that blows the line between traditional philanthropy and the redeployment into "social entrepreneurs", especially during the decades of 1980 and '1990. As long as the institution consolidate e rearrangements to the "third sector" administrative way, lined up to district strategic planning. In this way, is possible to detect an aporia between the speech based on citizenship, at the same time theirs focus in social management built obstac1es to theirs programs and activities, in the sense of goes beyond the line of social needs, taking down the emancipation perspective of struggle
Palavras-chave: Cidadania
Gestão social
Terceiro setor
Citizenship
Social management
Third sector
Instituicao Assistencial Educacional Amelia Rodrigues (Santo Andre, SP)
Associacoes sem fins lucrativos
Santo Andre, SP -- Politica social
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Debei, Audrey. A aporia da cidadania em tempos neoliberais: estudo da Instituição Assistencial Educacional Amélia Rodrigues em Santo André - SP. 2008. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2008.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4008
Data de defesa: 14-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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