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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40831
Tipo: | Dissertação |
Título: | Distúrbio de voz, estresse no trabalho e COVID-19 em professores: impactos em tempos de pandemia |
Autor(es): | Bonfim, Maria Madalena Ferreira do |
Primeiro Orientador: | Ferreira, Léslie Piccolotto |
Resumo: | Introdução: a relação entre a presença do distúrbio de voz e estresse no trabalho tem sido registrada em pesquisas realizadas com professores. Acredita-se que a pandemia da COVID-19 tenha intensificado tal ocorrência. Objetivo: analisar a relação entre a presença do distúrbio de voz, estresse no trabalho e COVID-19 em professores, quando em situação de ministrar aulas remotas emergencial, por ocasião da pandemia. Método: estudo primário, observacional do tipo transversal, realizado com professores de ambos os sexos, da educação básica da rede pública de São Paulo durante a pandemia da COVID-19. Os professores foram selecionados por meio de amostra de conveniência, utilizando a estratégia bola de neve e foram convidados a responder, no período de ensino remoto, a um questionário aplicado via web, possível de ser preenchido por meio de celular ou computador com acesso à internet. Foram coletados dados referentes à COVID-19 e aplicados os instrumentos Condições de Produção Vocal do Professor (CPV-P), para levantar dados quanto a aspectos sociodemográficos, de situação funcional, Índice de Triagem de Distúrbio de Voz (ITDV) para mapear a presença de sintomas e do distúrbio de voz (DV) e Job Stress Scale (JSS) para avaliar as dimensões de demanda, controle e apoio social, referente às fontes de estresse no ambiente psicossocial do trabalho. Os dados foram analisados por meio de análises descritivas qualitativas em tabelas de frequência e os quantitativos como mediana e quartis. Foi utilizado o teste de Mann Whitney e Qui Quadrado para comparar os grupos e associar os sintomas do ITDV e os domínios do JSS e COVID-19, o nível de significância adotado foi de 5%. Resultados: dentre os 118 professores analisados, 94,1% são mulheres. Um pouco mais da metade leciona no Ensino Infantil (55,1%) e a maioria (78,8%) vivenciou a experiência de ministrar aulas em casa. Sobre o ensino remoto, 80,7% ministraram aula no semestre letivo no momento da pesquisa. O ITDV registrou a presença do distúrbio de voz em 66,9% dos participantes. Os sintomas mais referidos foram, na frequência sempre, garganta seca (18,6%), cansaço ao falar (17,8%) e, em igual porcentagem, rouquidão e voz grossa (14,4%). Com relação ao JSS, no domínio demanda, que representa qualquer tipo de pressão de natureza psíquica para realização de um trabalho, 52,5% dos participantes tem alta demanda de trabalho. No domínio controle, cujo trabalhador tem a possibilidade de utilizar suas habilidades para realizar o trabalho e autonomia para tomar decisões, 56,8% têm baixo controle. Para suporte social, que é o apoio social no ambiente de trabalho envolvendo colegas e diferentes níveis hierárquicos, 58,5% dos participantes têm baixo suporte social. Os professores que apresentam distúrbio de voz, estatisticamente são mais velhos (p=0,004). As dimensões do JSS – demanda, controle e suporte social – quando associadas com idade e dias de trabalho online não registrou relação (p>0,05) porém existe diferença ao associar demanda baixa (p=0,049) e suporte social alto (p=0,043) com relato de COVID-19 manifestando sintomas. Conclusão: os professores da educação básica da rede pública do município de São Paulo apresentaram presença de distúrbio de voz, mais comum em professores mais velhos, mesmo em situação de aulas remotas e condições vivenciadas, durante pandemia. As quatro dimensões do JSS, não apresentaram grandes diferenças, porém destaca-se que trabalho passivo e alto desgaste, nocivos para saúde, quando somados, revelam que os professores se encontram em condições de trabalho mais nocivas ao trabalhador |
Abstract: | Introduction: the connection between the presence of voice disorders and stress at work has been recorded in researches with teachers. It is believed that the Covid-19 pandemic has intensified this occurrence. Objective: to analyze the relations between the presence of voice disorder, stress at work and Covid-19 among teachers, when in a situation of teaching emergency remote classes, during the pandemic. Method: primary, observational cross-sectional study, carried out with teachers from both sexes and basic education in the public school system of São Paulo, during the Covid-19 pandemic. Teachers were selected through a convenience sample, using the Snowball Strategy, and were invited to respond, during the remote teaching period, to a webbased questionnaire, which could be completed using a cell phone or a computer with internet access. Covid-19 related data were collected and the teachers' vocal production conditions instruments (CPV-P) were applied to collect data regarding sociodemographic aspects, functional situation, Voice Disorder Screening Index (SIVD) to map the presence of symptoms and voice disorder (VD) and Job Stress Scale (JSS) to assess the dimensions of demand, control and social support, referring to the sources of stress in the psychosocial work environment. Data were analyzed through qualitative descriptive analyzes in frequency tables and quantitative analysis as median and quartiles. The Mann Whitney and Chi Square test were used to compare the groups, associate the symptoms of SIVD and the domains of JSS and COVID-19. The significance level adopted for the analyzes was 5%. Results: among the 118 teachers analyzed, 94.1% are women. A little more than half of them teach in Kindergarten (55.1%) and the majority (78.8%) have had the experience of teaching from home. About remote teaching, 80.7% taught classes in the school semester at the time of the survey. SIVD recorded the presence of voice disorders in 66.9% of the participants. The most reported symptoms were, always, dry throat (18.6%), tiredness when speaking (17.8%) and, in the same percentage, hoarseness and rough voice (14.4%). With regard to the JSS, in the demand domain, which represents any type of pressure of a psychic nature to perform a job, 52.5% of the participants have a high job demand. In the control domain, where the workers have the possibility to use their skills to perform the work and autonomy to make decisions, 56.8% have low control. For social support, which is social support in the work environment involving colleagues and different hierarchical levels, 58.5% of participants have low social support. Teachers who have a voice disorder are statistically older (p=0.049) and have high social support (p=0.043) with a report of Covid-19 manifesting symptoms. Conclusion: basic education teachers from the public school system in the city of São Paulo showed the presence of voice disorders, more common in older teachers, even in remote classes and conditions experienced during a pandemic. The four dimensions of the JSS did not present major differences, but it is noteworthy that passive work and high strain, harmful to health, when added together, reveal that teachers are in more noxious working conditions for the worker |
Palavras-chave: | Voz Docentes Saúde mental Saúde do trabalhador Estresse ocupacional COVID-19 Voice Teachers Mental health Worker's health Occupational stress COVID-19 |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Humanas e da Saúde |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde |
Citação: | Bonfim, Maria Madalena Ferreira do. Distúrbio de voz, estresse no trabalho e COVID-19 em professores: impactos em tempos de pandemia. 2023. Dissertação (Mestrado em Comunicação Humana e Saúde) - Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação Humana e Saúde da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2023. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/40831 |
Data do documento: | 17-Mar-2023 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Comunicação Humana e Saúde |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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