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dc.creatorBarbosa, Marina Vasconcelos-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4486588A9por
dc.contributor.advisor1Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga-
dc.date.accessioned2016-04-26T14:57:50Z-
dc.date.available2009-11-04-
dc.date.issued2009-10-21-
dc.identifier.citationBarbosa, Marina Vasconcelos. Fotografia: a arte da integração. 2009. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4120-
dc.description.resumoNesse trabalho, pretende-se revelar o potencial que a fotografia tem de estabelecer uma relação de respeito entre culturas diferentes, tais como brancos e índios, ao mesmo tempo em que possui a capacidade inerente de armazenar e transmitir a memória coletiva de um grupo ao outro, do passado ao presente, preservando o conhecimento e a identidade do grupo retratado. Como instrumento central de pesquisa antropológica, a fotografia permite a reflexão sobre valores e atitudes importantes, com base na compreensão dos sentimentos, necessários para requalificar as ações e as relações do homem no presente. Para a verificação disso, reconstituiu-se o percurso realizado por Claudia Andujar, por meio de suas imagens, sobre os 40 anos de experiência de convívio com os Yanomami, com o intuito de compreender a memória coletiva e identidade desse grupo a partir de suas memóriaspor
dc.description.abstractThis essay intends to reveal the potential of photography to establish a relation of respect among different cultures, such as between white and indigenous peoples, at the same time, it has the inherent ability to restore the collective memory and to transmit it from a group to another, from the past to the present, keeping the knowledge and identity of the documented group alive. As a major source of anthropological research, the photography allows the reflection of important values and attitudes, through the comprehension of feelings, which are necessary to re-qualify human actions and relations in the present time. To verify this, it has been reconstituted the trajectory of Claudia Andujar, by investigating her images, which registered 40 years of experiences with the Yanomami community, aimed at understanding their collective memory and identity through her memorieseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T14:57:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Marina Vasconcelos Barbosa.pdf: 3557556 bytes, checksum: bcf227e678524ffc246df9b611f5d590 (MD5) Previous issue date: 2009-10-21eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12871/Marina%20Vasconcelos%20Barbosa.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentCiências Sociaispor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociaispor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPesquisa antropológicapor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectAnthropological researcheng
dc.subjectPhotographyeng
dc.subjectCollective memoryeng
dc.subjectIdentityeng
dc.subjectAndujar, Claudia -- 1931-por
dc.subjectFotografia -- Pesquisapor
dc.subjectIndios -- Identidade etnicapor
dc.subjectIndios Yanomami -- Fotografiaspor
dc.subjectMemoria coletivapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpor
dc.titleFotografia: a arte da integraçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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