REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMoysés, Felipe Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3589690330284893pt_BR
dc.contributor.advisor1Almeida, Laurinda Ramalho de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5818071827799305pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T13:44:47Z-
dc.date.available2024-04-12T13:44:47Z-
dc.date.issued2024-03-22-
dc.identifier.citationMoysés, Felipe Silva. Desafios enfrentados pela orientação educacional em tempos de pandemia da COVID-19 e práticas remanescentes: um estudo. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41268-
dc.description.resumoA atuação da orientação educacional dentro de uma estrutura escolar é repleta de desafios e com uma vasta diversidade de atribuições, considerando-se a articulação entre família, escola e comunidade. A superação desses desafios exige trabalho colaborativo, com olhar afetivo e atento ao processo de aprendizagem de educandos. Assim, é um cargo escolar que requer uma formação constante para as mais variadas condições e contextos de trabalho. Para esta pesquisa, trazemos para o centro da discussão o contexto da pandemia do Covid-19, que trouxe impactos devastadores para a saúde mental na sociedade como um todo. Dentro dos muros da escola, esse tecido social tem encontrado muitos desafios de convivência, desde que as aulas presenciais retornaram. Neste cenário, o presente estudo teve por objetivo geral identificar os desafios vivenciados pela orientação educacional no contexto da pandemia da Covid-19, com a finalidade de propor diretrizes para um processo formativo para Orientadores Educacionais. Os objetivos específicos foram: identificar atribuições anteriores adquiridas e consolidadas perante o contexto da pandemia da Covid-19 para o Orientador Educacional; identificar necessidades formativas do Orientador Educacional como possibilidade de auxílio em sua prática escolar; identificar a posição ocupada pelos Orientadores Educacionais na unidade a qual pertencem; estruturar diretrizes para uma proposta de formação considerando o contexto de atuação dos participantes da pesquisa. Para o levantamento de dados, os participantes da pesquisa responderam a um questionário de caracterização e participaram de uma entrevista semiestruturada. O processo de análise e discussão dos saberes produzidos foi orientado pela análise de prosa, conceituado por André (1983). A teoria psicogenética de Henri Wallon (1986) é a base teórica principal, sendo complementada por autoras como Mahoney e Almeida (2005), Gatti (2014), Galvão (1995), Lüdke e André (1986), Santos (2006) e Werebe (1970). A análise dos resultados evidenciou o potencial da afetividade como direcionadora da atuação da orientação educacional, ocupando um espaço fundamental em seu processo formativopt_BR
dc.description.abstractEducational counseling within schools is filled with challenges and attributions regarding the articulation among families, school and community. Overcoming such challenges requires collective work, with affective and attentive view to students’ learning processes. Therefore, it is a job that demands constant training for various conditions and contexts. For this research, the core discussion takes the context of the Covid-19 pandemic, which caused devastating impact to society’s mental health. Within the school walls, many have been the coexistence challenges upon the return of in-person classes. Thus, this study aimed to identify the challenges experienced by the educational counseling within the Covid-19 pandemic context, in order to propose directives for a training process aimed at Educational Counselors. Specific objectives were: to identify Educational Counselors’ attributions acquired and consolidated within the Covid-19 pandemic context; to identify Educational Counselors’ training needs as a possibility to support their practices; to identify the position the Educational Counselors occupy in their schools; to build directives for a training proposal that considers the participants’ work conditions. For data collection, each participant answered a profile questionnaire and participated of a semi-structured interview. Analysis and discussion of data produced was performed through prose analysis, by André (1983). Henri Wallon’s psychogenetic theory (1986) is the main theoretical basis, which is complement by Mahoney & Almeida (2005), Gatti (2014), Galvão (1995), Lüdke & André (1986), Santos (2006) and Werebe (1970). Results showed the potential of affectivity as a way to guide the work of Educational Counselors, being essential for their training processesen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOrientação educacionalpt_BR
dc.subjectDesafiospt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducational counselingen_US
dc.subjectChallengesen_US
dc.subjectAffectivityen_US
dc.subjectTeaching-learningen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleDesafios enfrentados pela orientação educacional em tempos de pandemia da COVID-19 e práticas remanescentes: um estudopt_BR
dc.title.alternativeChallenges faced by the educational counseling following the COVID-19 pandemic and remaining practices: an exploratory studyen_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
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