REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41290
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMassaro, João Guilherme Bertholini-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1201367289688478pt_BR
dc.contributor.advisor1Segurado, Rosemary-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9397214841745174pt_BR
dc.date.accessioned2024-04-12T13:44:55Z-
dc.date.available2024-04-12T13:44:55Z-
dc.date.issued2024-03-15-
dc.identifier.citationMassaro, João Guilherme Bertholini. Imagem das redes: as fotografias da “Cracolândia” no Twitter. 2024. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41290-
dc.description.resumoPor serem tecnicamente reproduzíveis, as fotografias, a partir de seu surgimento, foram ruptura no entendimento daquilo que conferia a um objeto o status de arte. Dentre muitos de seus potenciais, as fotografias também são suporte importante para a representação, a comunicação e o debate sobre a realidade social. Atualmente, a reprodutibilidade técnica que as caracterizam vive outro momento: as fotografias são distribuídas na internet em escalas sem precedentes, visualizadas em telas de smartphones e demais dispositivos tecnológicos. Soma-se a este contexto as redes sociais online, espaços digitais em que emissores e receptores se confundem, configurando novos formatos de compartilhamento delas e de debater as realidades sociais que elas representam. Diante deste cenário, esta pesquisa procura compreender como questões sensíveis, incômodas da realidade social, são representadas na realidade das redes sociais por meio das fotografias. Para tanto, a pesquisa se debruça sobre as fotografias que falam da “Cracolândia”, que há décadas habita o centro da capital paulista, e foram publicadas na rede social Twitter durante o período em que esta população ocupou a Praça Princesa Isabel e de lá foi expulsa numa série de ações policiais da chamada operação “Caronte”. O que estas fotografias podem nos dizer, enquanto mediadoras entre a realidade social complexa da “Cracolândia” e a realidade das redes sociais online?pt_BR
dc.description.abstractPhotographs, since their emergence and because of their capability of technical reproduction, were a rupture in the understanding of what gave objects the status of art. Among many of their potentials, photographs are also an important support for representation, communication, and debate about social reality. Currently, the technical reproducibility that characterizes it is experiencing another moment: photographs are distributed on unprecedented scales online, viewed on smartphone screens and other technological devices. Added to this context are social media networks, digital spaces in which senders and receivers are confused, configuring new formats for sharing pictures and debating social realities they represent. Given this scenario, this research seeks to understand how sensitive, uncomfortable issues of social reality are represented in the reality of social media through photographs. To this end, the research focuses on photographs that speak about “Cracolândia”, which has been inhabiting the center of São Paulo for decades and were posted on Twitter during the period in which this population occupied Praça Princesa Isabel and was removed from there in a series of police actions in the so-called “Caronte” operation. As mediators between the complex social reality of “Cracolândia” and the reality of online social networks, what can these photographs tell us?en_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFotografia redes sociaispt_BR
dc.subjectFotografia Twitterpt_BR
dc.subjectCracolândia imagenspt_BR
dc.subjectCracolândia imagempt_BR
dc.subjectSocial media photographsen_US
dc.subjectTwitter photographsen_US
dc.subjectPictures Cracolândiaen_US
dc.subjectImages Cracolândiaen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.titleImagem das redes: as fotografias da “Cracolândia” no Twitterpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
João Guilherme Bertholini Massaro.pdf13,73 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.