REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4163
Tipo: Tese
Título: Desvendando os caminhos e descaminhos das ações educativas em saúde coletiva e a formação do enfermeiro: recortes para antropologia e sociologia
Autor(es): Santos, Alvaro da Silva
Primeiro Orientador: Concone, Maria Helena Villas Bôas
Resumo: A investigação em questão, busca entender os significados, relações e experiências ocorridas nas práticas educativas em saúde; visto isto, a partir do aparelho formador ( faculdade de enfermagem) até a instituição que a desenvolve (Unidade Básica de Saúde UBS). Neste percurso, captou-se as contribuições da antropologia e da sociologia para a formação e prática do enfermeiro, assim como, para as ações de educação em saúde. O estudo foi realizado em duas faculdades (uma pública e uma particular) e três UBSs. Os atores pesquisados que representavam estas instituições foram: coordenadores de cursos de enfermagem, professores de antropologia e de sociologia, acadêmicos de enfermagem e enfermeiras de saúde coletiva envolvidas com grupos educativos. O período da pesquisa foi de meados de 1999 à início de 2001. O referencial teórico foi o interacionismo simbólico que permite a compreensão das interações e ações humanas; o delineamento metodológico foi a teoria fundamentada em dados, que possibilitou a construção de teoria a partir dos dados coletados no cenário e atores pesquisados. Num primeiro momento, obteve-se vinte seis fenômenos, e destes, emergiu o processo que caracteriza o resultado da pesquisa realizada, a saber: TENDO A ANTROPOLOGIA E A SOCIOLOGIA BAIXO IMPACTO NO MODELO BIOMÉDICO DE FORMAÇÃO E PRÁTICA DO ENFERMEIRO E CONSEQUENTEMENTE NÀS AÇÕES DE EDUCAÇÃO EM SAÜDE COLETIVA. Esse processo evidenciou que a antropologia e a sociologia são estrategicamente necessárias no curso de enfermagem; entretanto, a forma que elas são oferecidas, como as características do curso comprometem as contribuições destas disciplinas. Ao mesmo tempo, o modelo biomédico que orienta este curso, aparece como agente dificultador das contribuições para a educação em saúde. Dado o baixo aprendizado de antropologia e de sociologia, e a força daquele modelo, as práticas educativas em saúde até são vistas como importantes e principal papel do enfermeiro em saúde coletiva, no entanto, é pouco influente na comunidade, pois dá mais atenção as questões de doença, terapêutica e cura e menos à promoção da saúde. Os grupos ocorrem sem diagnóstico de necessidades, sem planejamento, sem avaliação, com um teor utilitarista, dentre outros; tendo assim, baixo impacto no resgate da cidadania e da qualidade de vida, que são objetivos que deles se espera
Abstract: Such an investigation search the understing of the meanings, relacion and experiencies, that happened in health educational practices. After had been seen this the process involved; since the graduater organization, until the instituition that develop it. In this way, it was observed the anthropology and sociology contributions to the background and practice of the nurse, as well as, to the educational activities in health. The study was realized in two Universities (one of them was public and the another one, private) and tree UBSs. The investigated actors who represented these establishments were coordinators of nursery courses, anthropology and sociology teachers, nursery academicians and collective health nurses who were involved in educational groups. The period of research was from the middle of 1999 to the beginning of 2001. The theorical reference was the Simbolic Interacionism that allowed the understanding of the interactions and human actions; the metodological sketch was the Grounded Theory which made possible the construction of the theory from collected data in the scenery and from the investigated actors. At first, it was got twenty-six phenoma. Among them, emerged a process that characterized the result of the performed research such as: ANTROPOLOGY AND SOCIOLOGY HAVE A LOW IMPACT ON THE BIOMEDICAL PATTERN OF THE NURSES BACGROUND AND PRACTICE, CONSEQUENTLY, ON THE EDUCATIONAL ACTIVITIES IN COLLECTIVE HEALTH. This process made evident that anthropology and sociology are strategicaly necessary to the nursery courses; however, the way in which they are presented, as features of the course, they endanger the contributions of these subjects. At the same time, the biomedical pattern that guides this course, seems to make difficult the contributions to the education in health. Owing to the low anthropolgy and sociology apprenticeship and the power of that pattern, the educational practices in health are even seemed as important and plays the main part in the collective health nurses work. However, it is of little influence in the community because it gives more attention to the illness questions, therapeutics and cure than to the promotion of health. The groups occur without diagnosos of necessities, planning, evaluation, with na utilitarian purport, among others; having, in this way, low impact on the citizenship rescue and on life conditions that are the purposes we hoped they would search
Palavras-chave: educação em saúde
saúde coletiva
formação do enfermeiro
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Ciências Sociais
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Santos, Alvaro da Silva. Desvendando os caminhos e descaminhos das ações educativas em saúde coletiva e a formação do enfermeiro: recortes para antropologia e sociologia. 2001. 397 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2001.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4163
Data do documento: 30-Mar-2001
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Alvaro Santos.pdf
  Restricted Access
1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.