Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4167
Tipo: | Dissertação |
Título: | Iconografias do invisível: a arte de Feliciano e Luis Lana |
Autor(es): | Menendez, Larissa Lacerda |
Primeiro Orientador: | Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga |
Resumo: | Essa dissertação versa sobre as obras de Feliciano Pimentel Lana e Luís Gomes Lana, artistas desana da comunidade São João Batista do rio Tiquié, região do alto rio Negro, Amazonas. Os Desana, ou Umukomahsã, Gente do Universo , somam aproximadamente mil pessoas, distribuídas em 50 comunidades espalhadas pelos rios Tiquié e Papuri. As pinturas dos referidos autores são figurativas, feitas de guache sobre papel e tratam, entre outros assuntos, do universo mítico-ritual do clã Desana-Kehiriporã. A pesquisa apresenta as obras dos artistas e propõe-se a analisá-las a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre Antropologia e Arte, inspirada nas reflexões de Gaston Bachelard, Richard Wollheim e nos estudos de Berta Ribeiro e Reichel-Dolmatoff. O trabalho apresenta ainda o estudo comparativo das ilustrações do mito de origem do universo, elaboradas por Feliciano e Luís. A comparação das obras foi concretizada a partir da tentativa de identificação das estruturas arquetípicas comuns aos trabalhos dos artistas, fundamentada nas obras de Gaston Bachelard e Gilbert Durand. Esta dissertação investiga a coletividade e individualidade, o imaginário e as referências sociais no campo da imaginação criativa, através da comparação dos aspectos formais e estilísticos dos mitos ilustrados. |
Abstract: | This dissertation is about Feliciano Pimentel Lana s and Luís Gomes Lana s paintings. They are indigenous artists from Desana people and were born in São João Batista s community, in Tiquié River, Amazonas. Umukomahsã, the Desana people call themselves People of the Universe . They are about a thousand people living at fifty communities in the Tiquié and Papuri Rivers. Feliciano Lana s and Luís Lana s paintings are figurative, made of tint on paper and their main subject is the Desana -Kehiriporã clan s cosmology. This research presents the desana artist s paintings and develops its analysis, based on Art and Anthropology perspectives, inspired in studies from Gaston Bachelard, Richard Wollheim, Berta Ribeiro and Reichel-Dolmatoff. Beyond presenting and analyzing paintings, this work compares the two artists paintings about the myth of the universe s origin. The comparison was prepared based on the temptative identification of archetypes structures common to both Feliciano Lana s and Luís Lana s images and work, inspired in studies from Gaston Bachelard and Gilbert Durand . This research investigates the individuality and collectivity, the imaginary and social s references, through the comparisons of the illustrated myths. |
Palavras-chave: | Antropologia Pintura Lana, Feliciano Pimentel, 1937 -- Crítica e interpretação Lana, Luís, 1947 -- Crítica e interpretação Arte indígena Índios Desana Índios Desana - Religião e mitologia Art Painting Indigenous Cosmology Myths Anthropology |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | BR |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Ciências Sociais |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
Citação: | Menendez, Larissa Lacerda. Iconografias do invisível: a arte de Feliciano e Luis Lana. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005. |
Tipo de Acesso: | Acesso Restrito |
URI: | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4167 |
Data do documento: | 17-Ago-2005 |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Dissertacao Larissa Menendez.pdf Restricted Access | 635,82 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.