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Tipo do documento: Dissertação
Título: Iconografias do invisível: a arte de Feliciano e Luis Lana
Autor: Menendez, Larissa Lacerda
Primeiro orientador: Junqueira, Carmen Sylvia de Alvarenga
Resumo: Essa dissertação versa sobre as obras de Feliciano Pimentel Lana e Luís Gomes Lana, artistas desana da comunidade São João Batista do rio Tiquié, região do alto rio Negro, Amazonas. Os Desana, ou Umukomahsã, Gente do Universo , somam aproximadamente mil pessoas, distribuídas em 50 comunidades espalhadas pelos rios Tiquié e Papuri. As pinturas dos referidos autores são figurativas, feitas de guache sobre papel e tratam, entre outros assuntos, do universo mítico-ritual do clã Desana-Kehiriporã. A pesquisa apresenta as obras dos artistas e propõe-se a analisá-las a partir de uma perspectiva interdisciplinar entre Antropologia e Arte, inspirada nas reflexões de Gaston Bachelard, Richard Wollheim e nos estudos de Berta Ribeiro e Reichel-Dolmatoff. O trabalho apresenta ainda o estudo comparativo das ilustrações do mito de origem do universo, elaboradas por Feliciano e Luís. A comparação das obras foi concretizada a partir da tentativa de identificação das estruturas arquetípicas comuns aos trabalhos dos artistas, fundamentada nas obras de Gaston Bachelard e Gilbert Durand. Esta dissertação investiga a coletividade e individualidade, o imaginário e as referências sociais no campo da imaginação criativa, através da comparação dos aspectos formais e estilísticos dos mitos ilustrados.
Abstract: This dissertation is about Feliciano Pimentel Lana s and Luís Gomes Lana s paintings. They are indigenous artists from Desana people and were born in São João Batista s community, in Tiquié River, Amazonas. Umukomahsã, the Desana people call themselves People of the Universe . They are about a thousand people living at fifty communities in the Tiquié and Papuri Rivers. Feliciano Lana s and Luís Lana s paintings are figurative, made of tint on paper and their main subject is the Desana -Kehiriporã clan s cosmology. This research presents the desana artist s paintings and develops its analysis, based on Art and Anthropology perspectives, inspired in studies from Gaston Bachelard, Richard Wollheim, Berta Ribeiro and Reichel-Dolmatoff. Beyond presenting and analyzing paintings, this work compares the two artists paintings about the myth of the universe s origin. The comparison was prepared based on the temptative identification of archetypes structures common to both Feliciano Lana s and Luís Lana s images and work, inspired in studies from Gaston Bachelard and Gilbert Durand . This research investigates the individuality and collectivity, the imaginary and social s references, through the comparisons of the illustrated myths.
Palavras-chave: Antropologia
Pintura
Lana, Feliciano Pimentel, 1937 -- Crítica e interpretação
Lana, Luís, 1947 -- Crítica e interpretação
Arte indígena
Índios Desana
Índios Desana - Religião e mitologia
Art
Painting
Indigenous
Cosmology
Myths
Anthropology
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Ciências Sociais
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais
Citação: Menendez, Larissa Lacerda. Iconografias do invisível: a arte de Feliciano e Luis Lana. 2005. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2005.
Tipo de acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4167
Data de defesa: 17-Aug-2005
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais

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