REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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Tipo: Dissertação
Título: Formação e trabalho do coordenador pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1985-2021)
Autor(es): Silva, Juliana Prezia e
Primeiro Orientador: Chiozzini, Daniel Ferraz
Resumo: O campo da Pedagogia tem, historicamente, buscado aprofundar o debate acerca da formação de professores. Nesse âmbito, um recorte específico tem ganhado relevância associado ao coordenador pedagógico, profissional que passou a ser contemplado de modo crescente pelas políticas educacionais, sobretudo a partir dos anos 1980. A presente pesquisa tem como objeto de estudo o processo de formação do coordenador pedagógico como formador de professores na Prefeitura de São Paulo. Buscou-se investigar como está configurado o trabalho desenvolvido com esses profissionais nos documentos oficiais, desde 1985 até o ano de 2021, especificamente nas publicações da Secretaria Municipal de São Paulo, com foco para sua atuação na formação docente. Trata-se de uma análise dos temas e propostas dos materiais de formação e publicações direcionadas ao coordenador, desde os documentos mais gerais até palestras e atividades específicas, que configuram as bases e concepções para a sua dimensão formadora. A pesquisa visa um diálogo crítico com o período político da bibliografia que prescreve a natureza do trabalho desse profissional, tal como Almeida e Placco (2009) organizam o trabalho do coordenador pedagógico em três dimensões, que são: “formador, articulador e transformador”, além de Roger Chartier (1988), que aborda as representações para discutir a forma como os bens culturais transmitem intencionalidades associadas a diferentes lugares de poder que os indivíduos ocupam na sociedade. A pesquisa revela as diferentes representações da figura do coordenador pedagógico como formador de professores ao longo das gestões, mostrando a quem de fato servem
Abstract: The field of Pedagogy has historically sought to deepen the debate about teacher education. Within this context, a specific focus has gained relevance associated with the pedagogical coordinator, a professional who has increasingly been included in educational policies, particularly since the 1980s. This research focuses on the process of training pedagogical coordinators as teachers' trainers in the São Paulo City Hall. The aim was to investigate how the work with these professionals has been shaped in official documents, from 1985 to 2021, specifically in publications from the São Paulo Municipal Secretary, with a focus on their role in teacher education. It involves an analysis of the themes and proposals of training materials and publications directed at coordinators, from general documents to lectures and specific activities, which establish the foundations and conceptions for their training dimension. The research aims for a critical dialogue with the political period of the literature prescribing the nature of this professional's work, such as Almeida and Placco (2009) who organize the work of the pedagogical coordinator into three dimensions: "trainer, articulator, and transformer," and Roger Chartier (1988), who addresses representations to discuss how cultural goods convey intentions associated with different positions of power individuals occupy in society. The research reveals the different representations of the pedagogical coordinator as a teacher trainer throughout administrations, showing who they truly serve
Palavras-chave: Coordenador pedagógico
Formação centrada na escola
Formador
Representações
Pedagogical coordinator
School-centered education
Trainer
Representations
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Citação: Silva, Juliana Prezia e. Formação e trabalho do coordenador pedagógico na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1985-2021). 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/41951
Data do documento: 9-Mai-2024
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