REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento
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dc.creatorAmaral, Valquiria Pucu Wollmann do-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8845422651633955pt_BR
dc.contributor.advisor1Azoubel, Marcos Spector-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7505589053733497pt_BR
dc.date.accessioned2024-07-12T14:01:57Z-
dc.date.available2024-07-12T14:01:57Z-
dc.date.issued2024-06-07-
dc.identifier.citationAmaral, Valquiria Pucu Wollmann do. O uso do Assessment Basic Learning Abilities Revised (ABLA-R) como ferramenta para adequação do PEI: um treinamento a professores. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamento da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42215-
dc.description.resumoDiversos estudos mencionam que a adaptação de tarefas e de currículos estão dentre as maiores dificuldades enfrentadas por professores que lecionam para alunos com dificuldades moderadas ou severas de aprendizagem. A avaliação inicial do repertório aluno é uma das condições essenciais ao planejamento de ensino. Ferramentas de avaliação de repertório são frequentemente utilizadas por analistas do comportamento, que atuam com pessoas com distúrbios do desenvolvimento. O protocolo Assessment Basic Learning Abilities Revised (ABLA-R) foi originalmente elaborado para auxiliar professores a avaliarem o repertório discriminativo. Seis professoras que atuam diretamente com alunos com distúrbios de aprendizagem foram submetidas a um programa de treino adaptado da pesquisa de Comessanha e Souza (2021) para aplicação acurada do ABLA-R. Houve ganhos de repertório, mas a maioria das docentes não atingiu critério de aquisição. Também foi objeto do presente estudo avaliar se o treinamento ampliaria o conhecimento sobre a teoria que fundamenta do ABLA-R e se aumentaria a assertividade em relação à seleção de alvos de ensino compatível com o nível testado de alunos com dificuldades de aprendizagem. Os resultados sugerem não ter havido relação entre o treinamento na aplicação do ABLA-R e a aquisição de repertório teórico teoria ou no aumento da em assertividade na seleção de alvos pedagógicospt_BR
dc.description.abstractSeveral studies mention that adapting tasks and curricula are among the greatest difficulties faced by teachers who teach students with moderate or severe learning difficulties. The initial assessment of the student repertoire is one of the essential conditions for teaching planning. Repertory assessment tools are often used by behavior analysts who work with people with developmental disorders. The Assessment Basic Learning Abilities Revised (ABLA-R) protocol was originally designed to help teachers assess the discriminative repertoire. Six teachers who work directly with students with learning disabilities were subjected to a training program adapted from the research by Comessanha and Souza (2021) for the accurate application of ABLA-R. There were gains in repertoire, but most teachers did not meet the acquisition criteria. It was also the object of the present study to evaluate whether the training would expand knowledge about the theory that underpins ABLA-R and whether it would increase assertiveness in relation to the selection of teaching targets compatible with the tested level of students with learning difficulties. The results suggest that there was no relationship between training in the application of ABLA-R and the acquisition of theoretical repertoire or increased assertiveness in the selection of pedagogical targeten_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Humanas e da Saúdept_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Psicologia Experimental: Análise do Comportamentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação especialpt_BR
dc.subjectABLA-Rpt_BR
dc.subjectTreinamento de professorespt_BR
dc.subjectPEIpt_BR
dc.subjectSpecial educationen_US
dc.subjectABLA-Ren_US
dc.subjectTeacher trainingen_US
dc.subjectPEIen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA EXPERIMENTALpt_BR
dc.titleO uso do Assessment Basic Learning Abilities Revised (ABLA-R) como ferramenta para adequação do PEI: um treinamento a professorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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