REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4262
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCanastro, Dirce Sales de Mesquita-
dc.contributor.advisor1Vieira, Jorge de Albuquerque-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:10:35Z-
dc.date.available2011-02-08-
dc.date.issued2010-10-18-
dc.identifier.citationCanastro, Dirce Sales de Mesquita. Educação, imagem e comunicação multimídia: comunicação e conhecimento tácito. 2010. 78 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4262-
dc.description.resumoEste estudo pretende analisar a importância que a Educação e a Comunicação, junto com a tecnologia de informação, constituem para mudanças na reflexão de como os seres humanos constroem seus conhecimentos e transmitem suas experiências e valores. Na tentativa de compreender melhor de como se dá esse processo, procuramos contextualizar como ocorrem essas interações, através da análise de alguns modelos comunicacionais usados na educação e das interferências das mídias no contexto escolar. Utilizar a comunicação (aprender fazendo) é a melhor metodologia para que estudantes exerçam seus direitos de expressão para uma Educação democrática. Abrangendo essa realidade Mário Kaplun usou o termo Educomunicação utilizado para conscientização das questões comunitárias, a mídia-educação, ou seja construir novos ecossistemas comunicativos, que exigem pessoas preparadas e habilitadas para o uso das técnicas em ONGS, igrejas, museus e escolas . A pesquisa leva a ponderar o modo como a Comunicação é o elemento pelo qual o ser humano se transforma em sujeito de sua própria história, no quadro de uma transdiciplinaridade que (Prigogine,1996) cita e declara o fim das certezas e derruba qualquer teoria que se pretenda definitiva. Assim a transdiciplinaridade instaura uma nova era na educação para a Comunicação (Freire) fundada nos princípios de ordem ética, nos valores democráticos e do conhecimento tácito (Pollanyi, 1959). Esse trabalho é o começo de um debate que valoriza a descoberta da interface educação/comunicação que no quadro das novas tecnologias, vem enfatizar suas implicações na formação e prática docentepor
dc.description.abstractThis work aims to analyze Education and Communication s importance, along with information technology, as constituents of reflexive changes of how human beings build their knowledge and transmit their experiences and values. In attempt to better understand how works this process, we look forward to contextualize how occur these interactions, through analysis of some communicational models used on education and of media s interference on school context. To use communication (learn by doing) is the best methodology to make students exert their expression rights for a democratic Education. Comprehending this reality Mário Kaplun used the term Educommunication applied for communitarian questions awareness, the mediaeducation, in other words to build new communicative ecosystems, which demand prepared and qualified persons to use these techniques at NGOs, churches, museums and schools. The research leads to a deliberation about how Communication is the element whereby human being changes himself in to subject of his own history, in the picture of a transdisciplinarity that (Prigogine,1996) mentions and declares the end of certainties and knocks down any theory intended to be definitive. Thus transdisciplinarity introduces a new age in education for Communication (Freire) based on ethical order principles, on democratic values and of tacit knowledge (Pollanyi, 1959). This work is the beginning of a debate that valorizes education/communication interface s discovery which in the picture of new technologies comes to emphasize it s implications for teacher s formation and praxiseng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12894/Dirce%20Sales%20de%20Mesquita%20Canastro.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectLinguagempor
dc.subjectImagempor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectConhecimento tácitopor
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectLanguageeng
dc.subjectImageeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectTacit knowledgeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleEducação, imagem e comunicação multimídia: comunicação e conhecimento tácitopor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dirce Sales de Mesquita Canastro.pdf1,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.