Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Novaes, Luiz Carlos | |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9928675880574257 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Saviani, Nereide | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1203911603561619 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2024-09-19T18:16:37Z | - |
dc.date.available | 2024-09-19T18:16:37Z | - |
dc.date.issued | 1999-12-01 | |
dc.identifier.citation | Novaes, Luiz Carlos. O tratamento da questão ambiental em documentos oficiais: análise das propostas curriculares da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Secretaria de Estado da Educação/SP) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN. 1999. Dissertação (Mestrado em Educação: História e Filosofia da Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História e Filosofia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/42708 | - |
dc.description.resumo | Esta dissertação analisa o tratamento proposto por documentos oficiais. para a discussão da temática ambiental. São escolhidos para análise documentos elaborados pela Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - CENP, da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo relativos às propostas curriculares para as disciplinas Ciências e Programas de Saúde, Geografia e História, bem como textos elaborados como subsídios a estas propostas. Também se constituíram materiais de pesquisa os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - dos quais foram analisados: o documento introdutório, o documento de apresentação dos temas transversais e a proposta de organização curricular para as áreas de Ciências Naturais, Geografia e História. A análise de propostas oficiais para o tratamento da temática ambiental no currículo do ensino fundamental busca compreender a importância que está sendo dada a essa discussão, quais concepções e conceitos a têm orientado e, principalmente, quais orientações são apresentadas para o desenvolvimento da chamada educação ambiental na esfera escolar. A partir das argumentações e justificativas apresentadas por esses documentos pode-se apreender as concepções de meio ambiente, natureza e sociedade que conformam os diferentes discursos oficiais acerca do trabalho com a temática ambiental. Questões ligadas à educação ambiental foram abordadas como decorrência direta das justificativas e propostas de trabalho verificadas nos documentos estudados. Para a análise das orientações pedagógicas contidas nos documentos, recorreu-se a contribuições de obras que abordam temas sobre currículo e disciplinas escolares, aí compreendidas questões relativas a interdisciplinaridade e transversalidade | pt_BR |
dc.description.abstract | This dissertation analyzes the treatment proposed for discussion of the environmental thematic by the official documents. For analysis were chosen the proposals of curriculum organization elaborated by Coordination of Studies and Pedagogic Norms (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas - CENP), of the State Office of Education of São Paulo destined to the teaching of Sciences and Health Programs, Geography and History in the fundamental teaching. Texts elaborated as subsidies to these proposals were also considered. Besides the proposals of curriculum organization elaborated for the teaching in the state teaching system of São Paulo were also used as research materials the National Curriculum Parameters - NCP (Parâmetros Curriculares Nacionais-PCN) - from which were analyzed: the introductory document, the presentati9n document of transverse themes and the proposal of curriculum organization for the areas of Natural Sciences, Geography and History. The treatment proposed for the discussion of the environmental thematic in the ambit of the school through the analysis of the official documents tries to understand the importance that is being given to this discussion in the school sphere, which the conceptions and concepts that have been guiding this understanding and, fundamentally, how such discussion is being proposed to the school. Starting from the arguments and justifications presented by those documents one can perceive the conceptions of environment, nature and society that form the different official speeches about the work with the environmental thematic. By the nature of this dissertation, subjects linked to environmental education were approached as a direct consequence of the work prop9sals verified in the analysis documents. For the analysis of the pedagogic proposals contained in the documents, it was used contributions of works that approach themes on curriculum and school disciplines, including themes related to interdiscipline and transversality | en_US |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação: História e Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.rights | Acesso Restrito | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | O tratamento da questão ambiental em documentos oficiais: análise das propostas curriculares da CENP (Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, Secretaria de Estado da Educação/SP) e dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
luiz carlos novaes.pdf Restricted Access | 11,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.