???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4280
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCapela, Maurício Soares-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4482634P6#por
dc.contributor.advisor1Baitello Junior, Norval-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:10:50Z-
dc.date.available2011-05-24-
dc.date.issued2011-05-09-
dc.identifier.citationCapela, Maurício Soares. Zaibatsu media: how the communications vehicles contributed for the construction of the image into Japanese companies. 2011. 174 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4280-
dc.description.resumoA presente dissertação trata da imagem do Japão, tendo como suporte tradutório as relações econômicas, políticas, legais, culturais e sociais entre a nação e a empresa, cujo fio condutor se dá no discurso dos veículos de comunicação. Sendo assim, observam-se as imbricações que formatam o discurso midiático nipônico e seu papel de promover a aderência junto à sociedade japonesa do período após a Segunda Guerra Mundial. Desta forma, tal dissertação identifica novos elementos que se encontram ora em geração ora em sedimentação, em um movimento não sequencial, tampouco justaposto, mas perene na sociedade. E, em intenso diálogo, deverão servir à construção de novas relações culturais, no seu maior sentido, contemplando a ascensão da mulher no mercado de trabalho, a desarticulação familiar, a entrada do capital estrangeiro nas companhias, a mobilidade laboral, o quase fim da associação automática do indivíduo para com a empresa, entre outros. E esses aspectos demandam também nova concepção do discurso dos veículos de comunicação do país. A crença no surgimento dessas novas relações fundamentase em um visível descompasso entre o discurso midiático das décadas de 50 e 90 do século XX e a sociedade. Tal desarranjo deriva, em larga medida, das crises econômicas que acometem o Japão desde a década de 90 do século XX, servindo à desarticulação social e ao paralelo esvaziamento da aderência do discurso midiático por parte de quem o utiliza, o Estado. Ou seja, ausência de diálogo entre cultura, política, economia, legislação, indivíduo e mídia. Portanto, tal trabalho acadêmico solidifica essa percepção com artigos de jornais, revistas, sites brasileiros e do exterior, além de consultas às salas de imprensa das companhias. E também se utiliza de textos de comunicólogos sobre o funcionamento da mídia e dados oficiais do governo japonêspor
dc.description.abstractThe present dissertation has dealt about the Japan s image using such as the support the economic, politic, legislation, cultural and social relationships between the nation and the Japanese companies, whose the connection has happened through media s speech. By the way, that connection creates a unique environmental for media companies assume the role of adherence into Japanese society post Second War. From that perception, this dissertation identifies some new elements which are in intense dialogue. And these fundamentals don t follow any order. In other words, fluctuate amid generation and sedimentation of conceptions, without sequential movement, but perennial in society. Then, this dialogue should be to serve in a foundation of a fresh cultural relationship, in a bigger meaning, which congregates the rise of women in the labor market, the family dislocation, the entry of foreign capital in the Japanese company, the labor mobility, amongst others. And this innovative scenario demands a new speech from Japanese media companies. The belief in this dazzling relationship, including the new media speech, has substantiated the current visible gap among the old media speech and the society. This gap has been coming from economic crisis, which has served to create a disconnection involving the role of media adherence, principally when its talks about the main user, the Japan Government. There is an absence in this dialogue amid culture, politics, economy, legislation, citizen and media. Therefore, this present dissertation seeks to solidify this perception using articles from Brazilian and foreign newspapers, magazines, web sites, besides looking for some information in press room of other companies. And, besides those, there are numbers and information from the Japan Government, communications researchers, amongst otherseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T18:10:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Mauricio Soares Capela.pdf: 1234136 bytes, checksum: 14d628bcf9bfdab208ad32e8144116e3 (MD5) Previous issue date: 2011-05-09eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13071/Mauricio%20Soares%20Capela.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImagem do Japãopor
dc.subjectMídiapor
dc.subjectEconomia japonesapor
dc.subjectComunicação corporativapor
dc.subjectTeoria da imagempor
dc.subjectJapan s imageeng
dc.subjectMediaeng
dc.subjectJapanese economyeng
dc.subjectCorporate communicationeng
dc.subjectTheory of imageeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleZaibatsu midiático: como os veículos de comunicação contribuíram para a construção imagética das companhias japonesaspor
dc.title.alternativeZaibatsu media: how the communications vehicles contributed for the construction of the image into Japanese companieseng
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mauricio Soares Capela.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.