???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4291
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorIahn, Roberta Cesarino-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4231649U6por
dc.contributor.advisor1Salles, Cecilia Almeida-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:10:53Z-
dc.date.available2011-06-10-
dc.date.issued2011-05-23-
dc.identifier.citationIahn, Roberta Cesarino. Creative processes in advertising and the professional formation in contemporaneity. 2011. 211 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2011.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4291-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como foco central a publicidade, destacando a criação das mensagens para as marcas na contemporaneidade e os processos criativos que estimulam a formação do profissional da propaganda no Brasil. O estudo analisa os repertórios utilizados no desenvolvimento do processo criativo dos publicitários e as interferências que este recebe, dando atenção especial às contribuições das áreas de comunicação, educação e cultura. Criatividade, imaginação e originalidade são características que fazem parte da composição artística e também estão presentes nas campanhas publicitárias. A criação na propaganda, contudo, parece estabelecer um valor diferente ou menos importante. O propósito comercial e funcional da atividade muitas vezes desvaloriza o repertório, a técnica e o próprio ato de criar mensagens e imagens oriundas de tantas fontes e referências estéticas e culturais. O processo criativo do publicitário fixou-se nos estereótipos padronizados pela mídia, ignorando os processos e as conexões de rede para a formação do repertório criativo. O cotidiano das agências de publicidade não privilegia o processo criativo da mensagem, estimulando a repetição de velhas fórmulas. O vínculo entre a universidade e o mercado de trabalho é frágil, o que privilegia o distanciamento e a superficialidade na formação do jovem profissional. Nosso objetivo principal é investigar o processo criativo do publicitário, questionando o repertório cultural e estético utilizado para a elaboração das mensagens. Cenário, personagens, luzes e cores, elementos que buscam intensificar a reação do receptor, fazem parte das análises, assim como as mídias em que estas mensagens são veiculadas. As áreas de atuação da publicidade também são importantes elementos da pesquisa, para mostrar como a profissão exige em todos os seus formatos a estratégia e a criação como essências da profissão. Esta pesquisa inicia-se por meio da seleção bibliográfica de dados teóricos e científicos pertinentes ao tema abordado. Consideramos fundamentais os princípios metodológicos da Crítica de Processos (Crítica Genética) para o entendimento da criação como um ato de comunicação, ao analisar como o publicitário se apropria dos elementos culturais estéticos de seu contexto. Este projeto se enquadra na linha de pesquisa Processos de Criação e deverá ampliar seus suportes metodológicos para outra proposta teórica, como os estudos sobre complexidade, de Edgar Morin, concentrando o olhar da pesquisa na questão da mediação e das redes de informaçãopor
dc.description.abstractThis research focuses on advertising, emphasizing the issues of message creation in contemporary brands and the creative processes that stimulate the professional formation of advertisers in Brazil. This study analyzes the repertories used in the development of the creative process of advertising professionals and the interferences they receive, calling attention to contributions from the fields of communication, education and culture. Creativity, imagination and originality are integrating elements of artistic composition that are also found in advertising campaigns. Creation in advertising, however, seems to establish a different or less important value. Frequently, the commercial and functional purpose of the activity devalues the repertory, the technique and the very act of creating messages and images stemming from so many aesthetic and cultural sources and references. The creative process of the advertising professional became calcified into stereotypes standardized by the media, thus ignoring the processes and network connections implied in the formation of the creative repertory. The daily routine of advertising agencies does not privilege the creative process of the message, stimulating the repetition of old formulas. The link between the university and the labor market is fragile, favoring detachment and superficiality in the formation of the young professional. Our main goal is to investigate the creative process of the advertising professional, questioning the cultural and aesthetic repertories used in the elaboration of messages. Setting, characters, lights and colors, elements aimed at intensifying the receiver s reactions, are part of the analysis, as well as the medias acting as a vehicle to those messages. The fields of activity of publicity are also important elements of the research, in order to reveal how the profession, in all its formats, demands strategy and creativity to be constitutive of its own essence. This research opens with a bibliographical selection of theoretical and scientific data pertaining to the theme. The methodological principles of genetic criticism are considered fundamental to understanding creation as an act of communication, as we analyze the ways through which the advertising professional takes cultural and aesthetic elements from his context, making them his own. This project is conducted under the scope of the research line Processos de Criação (Creative Processes), and shall enlarge its theoretical framework so as to include other theoretical proposals such as Edgar Morin s studies on complexity, concentrating on the matters of informational networks and mediationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T18:10:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Roberta Cesarino Iahn.pdf: 6344967 bytes, checksum: 851f1f0f2280f838b69375296752e119 (MD5) Previous issue date: 2011-05-23eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13079/Roberta%20Cesarino%20Iahn.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPublicidadepor
dc.subjectCriação publicitáriapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRepertóriopor
dc.subjectMediaçãopor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectAdvertising creationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectRepertoryeng
dc.subjectMediationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleOs processos de criação publicitária e a formação profissional na contemporaneidadepor
dc.title.alternativeCreative processes in advertising and the professional formation in contemporaneityeng
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Roberta Cesarino Iahn.pdf6,2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.