REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorVieira, André Ribeiro-
dc.contributor.advisor1Sass, Odair-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9818968963379578pt_BR
dc.date.accessioned2024-12-13T17:44:00Z-
dc.date.available2024-12-13T17:44:00Z-
dc.date.issued2024-10-31-
dc.identifier.citationVieira, André Ribeiro. Preconceito e homofobia contra meninos no ambiente escolar: Engole o choro! Vira homem! Fala direito!. 2024. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/43644-
dc.description.resumoEsta pesquisa verifica e categoriza a existência de possíveis tendências de conduta homofóbica direcionadas aos estudantes do sexo masculino cuja existência não corresponde exatamente ao modelo normativo de “menino”, ou seja, indivíduos que não se comportam ou performam conforme o que o grupo social entende como “masculino”, “viril”, e que representariam, sob a perspectiva do grupo, uma futura ameaça à ordem bináriade gêneros existente na sociedade tal como ela se coloca hoje em dia, sofrendo processo de estigmatização e preconceito nos anos escolares por desviarem das expectativas da regra estipulada. Os sujeitos do estudo são professores de unidades educacionais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, uma vez que se deseja caracterizar prováveis expedientes homofóbicos direcionadospor eles aos meninos de 6 a 11 anos, estudantes entre o 1º e 5º ano do Ensino Fundamental, idade em que a inculcação, as introjeções e os interditos são facilmente absorvidos pelo indivíduo. A base conceitual envolve os estudos e pesquisas sobre o preconceito e a homofobia na óptica dos autores da teoria crítica. A hipótese é que, mesmo no fim do primeiro quartel do século XXI, a escola ainda representa um ambiente social institucionalizado de reprodução do preconceito e reforço da castração da figura identificada como o “menino afeminado”, e que a homofobia expressa-se por meio de condutas preconceituosas no ambiente escolar. Uma amostra de 151 indivíduos respondeu ao questionário que contém uma escala de atitude do tipo Likert adaptada para medir homofobia flagrante e sutil. Ademais, foram entrevistados cinco sujeitos, dois homens e três mulheres, com orientações sexuais diversas. A análise descritiva dos resultados obtidos apontam para um quadro de alerta: a maioria dos participantes percebe que existeconduta homofóbica de muitos adultos para com os estudantes e que o controle social dos corpos para que o sujeito se conforme a uma padronização do gênerona escola é maior para os meninos que para as meninas. Além disso, a análise dos dados advindos da escala de atitude evidenciou que os expedientes para exercer a homofobia no ambiente escolar caracterizam-se mais pela tendência aorefinamento, sutileza e dissimulação doque pela franca manifestação do preconceituosopt_BR
dc.description.abstractThis research aims to verify and categorize the existence of possible homophobic behavioral tendencies directed toward male students whose existence does not exactly align with the normative model of "boy," meaning individuals who do not behave or perform according to what the social group understands as "masculine" or "virile." These individuals, from the group's perspective, would represent a future threat to the binary gender order present in society as it stands today, thereby undergoing a process ofstigmatization and prejudice during their school years for deviating from the expected norms. The subjects of this study are teachers from educational units under the Secretaria Municipal de Educação de São Paulo, asthe aim is to characterize potential homophobic actions directed by them toward boys aged 6 to 11 years, students between the 1st and 5th grades of elementary school, an age at which inculcation, introjections, and prohibitions are easily absorbed by the individual. The conceptual framework involves studies and research on prejudice and homophobia from the perspective of critical theory authors. The hypothesis is that, even at the end of the first quarter of the 21st century, school still represents an institutionalized social environment for the reproduction of prejudice and reinforcement of the castration of the figure identified as the "effeminate boy," with homofobia expressing itself through prejudiced behaviors in the school environment. A sample of 151 individuals responded to a questionnaire that included a Likert[1]type attitude scale adapted to measure blatant and subtle homophobia, and six individuals – two men and three women – with diverse sexual orientations were interviewed. The descriptive analysis of the results points to a concerning scenario: most participants perceive that there is homophobic behavior from many adults toward students, and that the social control of bodies to ensure conformity to gender standards in schoolsis stronger for boys than for girls. Furthermore, the analysis of the attitude scaledata demonstrated that the means of exercising homophobia in the school environment are characterized more by a tendency toward refinement, subtlety, and dissimulation than by overt manifestations of prejudiceen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectPreconceitopt_BR
dc.subjectHomofobia na escolapt_BR
dc.subjectEscala de percepção e atitudept_BR
dc.subjectHomofobia contra meninospt_BR
dc.subjectPrejudiceen_US
dc.subjectHomophobia in schoolen_US
dc.subjectPerception and attitude scaleen_US
dc.subjectHomophobia against boysen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titlePreconceito e homofobia contra meninos no ambiente escolar: Engole o choro! Vira homem! Fala direito!pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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