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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44098
Tipo: | Dissertação |
Título: | Temas transversais no Programa Sesc de Esportes: uma análise a partir a partir das perspectivas da Justiça curricular, do Multiculturalismo crítico e da Pedagogia do esporte |
Autor(es): | Souza, Juliana Roque de |
Primeiro Orientador: | Ponce, Branca Jurema |
Resumo: | Os temas transversais surgiram no cenário educacional brasileiro como temáticas de urgência nacional, em 1997, nos Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecidos pelo Governo Federal. O compromisso com a da cidadania urgia por uma prática educacional voltada para a compreensão da realidade social. Esses conteúdos foram propostos para currículos de instituições de educação formal e foram incorporados, em alguns casos, em instituições de educação não formal. O Serviço Social do Comércio (Sesc) São Paulo prevê, no Documento Norteador de seu Programa de Esportes, a abordagem de temas transversais visando contribuir com a formação integral de alunos(as) enquanto cidadãos(ãs). O objetivo do presente estudo foi traçar um panorama da prática educativa com temas transversais dentro do Programa Sesc de Esportes e analisá-lo sob as perspectivas da Justiça Curricular (Ponce; Araújo, 2019), do Multiculturalismo Crítico (Candau, 2011) e da Pedagogia do Esporte (Galatti et al., 2017). A metodologia de pesquisa, de abordagem qualitativa, abrangeu: pesquisa bibliográfica, análise do Documento Norteador do PSE e pesquisa de campo. Para a coleta de dados, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez educadores(as) em atividades físico-esportivas do Sesc São Paulo atuantes em unidades da capital. A descrição e a interpretação dos dados seguiram os preceitos da análise de conteúdo de Bardin (2016) sendo criadas seis categorias de análise: conceito de temas transversais, assuntos trabalhados, motivos da presença ou ausência das temáticas, metodologias adotadas, inserção nos planejamentos e necessidades para qualificar a prática educativa com esses conteúdos. Os resultados sugerem uma compreensão dos temas transversais como não pertencentes à prática esportiva, indicando uma percepção do esporte como apartado da sociedade e ainda focado no ensino de aspectos técnico-táticos. O surgimento de conflitos foi o principal disparador para o trato com temas transversais, evidenciando a prevalência de atuações reativas e tendo a roda de conversa como a metodologia mais empregada pelos(as) educadores(as). Referente ao planejamento, as temáticas apareceram vinculadas a calendários de eventos, campanhas ou efemérides e a contratações de terceiros(as), porém, pouco associadas aos planos de aula. Quanto às necessidades para qualificar o trabalho com os temas, educadores(as) destacaram a premência de tempo de planejamento e processos de capacitações. Por fim, são feitos anúncios ao PSE, visando contribuir com a potencialização da abordagem de temas transversais, a partir da proposta da Justiça Curricular (Ponce; Araújo, 2019), por meio das suas dimensões: conhecimento, cuidado e convivência democrática; por meio do Multiculturalismo Crítico (Candau, 2011) e da Pedagogia do Esporte (Galatti et al., 2017) |
Abstract: | Cross-cutting themes emerged in the brazilian educational scenario as issues of national urgency in 1997, as part of National Curriculum Parameters established by the Federal Government. The commitment to building citizenship called for an educational practice focused on understanding social reality. These contents were proposed for the curriculum of formal education institutions and, in some instances, were integrated into non-formal education institutions. Sesc São Paulo advocates in the Guiding Document of its Sports Program the teaching of cross-cutting themes aiming to contribute with the student´s integral formation as citizens. The aim of this study was to outline an overview of educational practice with cross-cutting themes within the Sesc Sports Program and analyze it from the perspective of Curricular Justice proposal (Ponce & Araujo, 2019), Critical Multiculturalism (Candau, 2011) and Sports Pedagogy (Galatti et al., 2017). The research methodology employed a qualitative approach and encompassed the following procedures: bibliographic research, analysis of the Sesc Sports Program's Guiding Document, and field research. For data collection, semi-structured interviews were conducted with ten physical and sports educators from Sesc São Paulo working in seven operational units in the capital. The description and interpretation of the data followed the precepts of Bardin's content analysis (2016). Six categories of analyses were created: the concept of cross-cutting themes, which themes have been developed, the reasons for its presence or absence in classes, adopted methodologies, the planning of cross-cutting themes, and perceived needs to qualify educational practice with these contents. The findings indicate that educators perceive cross-cutting themes as separated from or unrelated to sports practice, indicating an understanding of sport as apart from society and still focused on teaching technical-tactical aspects. The emergence of conflicts among students was the main reason for addressing cross-cutting themes, highlighting the prevalence of reactive actions. Dialogue stands out as the most frequently mentioned method by educators to proceed with these issues. Regarding planning, cross-cutting themes are often connected to a calendar of events, campaigns, or commemorative dates, as well as to the hiring of experts. However, they are seldom associated to daily action plans. Educators have emphasized the necessity of allocating time for planning and undergoing training processes to qualify the work with cross cutting themes. Finally, suggestions are proposed for the Sesc Sports Program to improve the engagement with cross-cutting themes based on the proposal of Curricular Justice (Ponce & Araújo, 2019), through its dimensions: knowledge, care and democratic coexistence; through Critical Multiculturalism (Candau, 2011) and Sports Pedagogy (Galatti et al., 2017) |
Palavras-chave: | Temas transversais Esporte Educação não formal Pedagogia do esporte Justiça curricular Multiculturalismo crítico Cross-cutting themes Sports Non-formal education Sports pedagogy Curricular justice Critical multiculturalism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Educação |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
Citação: | Souza, Juliana Roque de. Temas transversais no Programa Sesc de Esportes: uma análise a partir a partir das perspectivas da Justiça curricular, do Multiculturalismo crítico e da Pedagogia do esporte. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44098 |
Data do documento: | 11-Fev-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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