???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4410
Tipo do documento: Dissertação
Título: O conceito de imagem técnica na comunicologia de Vilém Flusser
Autor: Heilmair, Alex Florian 
Primeiro orientador: Baitello Junior, Norval
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o conceito de imagem técnica na obra do filósofo tcheco-brasileiro Vilém Flusser, partindo do estudo da comunicação humana, chamado de comunicologia. Neste contexto, a imagem produzida por aparelhos técnicos aparece como principal código de comunicação, responsável por plasmar o pensamento e as vontades da cultura contemporânea. Do ponto de vista objetivo, o seu propósito é armazenar, processar e transmitir informações adquiridas culturalmente; do intersubjetivo, é indício da emergência de uma consciência póshistórica. Para delimitação do tema, serão considerados dois momentos distintos da obra do autor: o primeiro, abrangendo as reflexões da juventude, sintetizadas nos anos 1970; o segundo, abrangendo as reflexões maduras dos anos 1980 e 1990. Para elucidação do tema, deverão ser consideradas em, primeiro lugar, as singularidades da comunicologia, depois a dinâmica do conceito da imagem dentro do estudo da comunicação humana. Neste percurso, serão consideradas as diferenças históricas, funcionais e ontológicas entre os códigos da imagem tradicional, os textos e as imagens técnicas, bem como os períodos pré-história, história e pós-história que os marcam respectivamente. Para tal efeito, a pesquisa foi desenvolvida com base no livro Kommunikologie (Comunicologia) e na transcrição da última preleção proferida na Universidade de Bochum, na Alemanha em 1991, publicada parcialmente no livro Kommunikologie weiter denken (Continuar pensando a Comunicologia). Foram considerados de modo complementar, artigos não publicados adquiridos no Arquivo Flusser, sediado na Universidade das Artes de Berlim (UdK), somados à bibliografia disponível, publicada principalmente nos idiomas português e alemão. Além disso, ainda foram considerados os comentadores que estabeleceram interfaces diretas ou indiretas com os temas comunicologia e imagens técnicas, sobretudo os participantes da International Flusser Lectures Norval Baitello, Rainer Guldin, Siegfried Zielinski, Dietmar Kamper e Elisabeth von Samsonow
Abstract: This research aims to investigate the concept of the technical image in the work of Czech-Brazilian philosopher Vilém Flusser within the study of human communication, called communicology. In this context, the image produced by technical devices appears as the main communication code, responsible for shaping thoughts and desires of contemporary culture. From the objective point of view, its purpose is to store, process and transmit culturally acquired information; from the intersubjective, it is evidence of the emergence of a post-historical consciousness. The subject delimitation will consider two distinct moments in the author's body of work. The first one covers the reflections of youth, synthesized in the 1970s. The second one, covers mature reflections of the years 1980 and 1990. To elucidate the subject, the singularities of communicology will be considered first, then the dynamics of the concept of image within the study of human communication. In this sense, the historical, functional and ontological differences between the traditional image, text and the technical image code, as well as the pre-historical, historical and post-historical periods that represent them respectively, will be considered. For this purpose, this research was based on the Kommunikologie (Communicology) book and the transcript of the last lecture taught by Flusser at the University of Bochum in Germany, 1991, published partially in the book Kommunikologie weiter denken (Thinking further Communicology). In a complementary way, unpublished papers acquired at the Flusser Archive, located at the University of Arts Berlin (UdK), and the available literature, published mainly in Portuguese and German, as well as commentators which have established direct or indirect interfaces with the technical image or communicology theme, especially participants of the International Flusser Lectures Norval Baitello, Rainer Guldin, Siegfried Zielinski, Dietmar Kamper and Elisabeth von Samsonow, were also considered
Palavras-chave: Imagem técnica
Tecnoimagem
Comunicologia
Códigos
Vilém Flusser
Technical image
Technoimage
Communicology
Codes
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Heilmair, Alex Florian. O conceito de imagem técnica na comunicologia de Vilém Flusser. 2012. 147 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4410
Data de defesa: 27-Jun-2012
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Alex Florian Heilmair.pdf2,71 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.