REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44125
Tipo: Dissertação
Título: Reforma do Ensino Médio: comunicação e construção de políticas públicas - disputas discursivas sobre educação das juventudes
Autor(es): Pezato, Priscila
Primeiro Orientador: Prado, José Luiz Aidar
Resumo: Esta pesquisa analisa as principais posições discursivas do debate sobre educação para os jovens no Brasil a partir da discussão sobre o Novo Ensino Médio. O estudo observa a publicação da lei a partir de uma voz de poder com legitimidade questionável (Butler, Bourdieu). Um governo estabelecido após processo de impeachment - e numa ritualística de aprovações apressadas. Apresentamos um breve histórico de como se deu o debate, tramitação e mudanças da lei do Novo Ensino Médio e explicitamos o contrato comunicacional da lógica de mercado em que educação é apresentada como uma mercadoria que promete um lugar no mundo capitalista dando visibilidade ao sujeito nesse sistema (McGowan, Laval). Exploramos a partir da teoria do discurso (Laclau e Mouffe) como o termo “educação de qualidade” é tratado no debate como um significante vazio, possibilitando deslocamentos e articulações diversas e contingentes, funcionando como um aglutinador de interesses variados e eventualmente antagônicos. Reconhecemos a demanda não atendida por educação, ilustrada por evasão de estudantes e baixa aprendizagem, e acompanhamos a articulação dos desejos e reivindicações se dando pela lógica equivalencial e antagonista nos discursos dos atores, constituindo suas identidades coletivas a partir da falta (o furo), dada a incapacidade da linguagem em representar o real. Buscamos demonstrar a tentativa de tamponar o furo (costura) e de preencher os significantes vazios em torno de ”educação de qualidade” em três linhas discursivas: (1) os neoliberais progressistas, alinhados politicamente mais ao centro, combinando a lógica de produtividade do mercado à políticas de reconhecimento social com viés meritocrático, representados principalmente nas parcerias público-privadas e nas redes do terceiro setor que estabeleceram um modo heterárquico de governança; (2) os professores e os estudantes, herdeiros do pensamento de Paulo Freire, que buscam um ideal de educação emancipadora, crítica ao sistema e mitigadora de desigualdades, organizados em movimentos de classe; (3) os ultraconservadores da extrema direita, atrelados a pautas morais, à militarização das escolas e ao negacionismo da ciência e das instituições democráticas. Observamos como a polarização política provocou deslocamentos na cadeia articulatória a ponto de dividir a sociedade em duas e reorganizar atores, demandas e identidades numa nova articulação em prol do projeto democrático que se viu em xeque. Por fim, evidenciamos os riscos do discurso racional de consenso e reiteramos o papel essencial das paixões e do conflito na dinâmica do político
Abstract: This research analyzes the main discursive positions in the debate on education for youth in Brazil, focusing on the discussion of the reform of High School. The study observes the publication of the law named New High School. as emanating from a voice of power with questionable legitimacy (Butler, Bourdieu). It examines a government established following an impeachment process and a ritualistic approach to rushed approvals. We provide a brief historical overview of how the debate, processing, and changes to the New High School law unfolded, and we clarify the communicational contract underlying the market logic in which education is presented as a commodity that promises a place in the capitalist world, granting visibility to the individual within this system (McGowan, Laval). We explore, through discourse theory (Laclau and Mouffe), how the term “quality education” is treated in the debate as an empty signifier, allowing for various and contingent displacements and articulations, functioning as a unifying element for diverse and potentially antagonistic interests. We recognize the unmet demand for education, illustrated by student dropout rates and poor learning outcomes, and we follow the articulation of desires and claims through equivalential and antagonistic logic in the discourses of actors, constituting their collective identities from a position of lack (the gap), given the incapacity of language to represent the real. We aim to demonstrate attempts to patch the gap (stitching) and to fill the empty signifiers surrounding “quality education” across three discursive lines: (1) progressive neoliberals, politically aligned more towards the center, combining market productivity logic with socially recognition policies with a meritocratic bias, primarily represented in public-private partnerships and third-sector networks that established a heterarchical governance mode; (2) teachers and students, inheritors of Paulo Freire's thought, advocating for an emancipatory education that critiques the system and mitigates inequalities, organized in class movements; (3) ultraconservatives from the far right, tied to moral agendas, advocating for the militarization of schools and the denial of science and democratic institutions. We observe how political polarization has caused displacements in the articulatory chain, dividing society into two and reorganizing actors, demands, and identities in a new articulation in favor of a democratic project that has been called into question. Finally, we highlight the risks of a rational discourse of consensus and reiterate the essential role of passions and conflict in the dynamics of the political
Palavras-chave: Teoria do discurso
Identidades coletivas
Políticas públicas
Educação
Novo Ensino Médio
Discourse theory
Collective identities
Public policies
Education
High School Reform
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Filosofia, Comunicação, Letras e Artes
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Citação: Pezato, Priscila. Reforma do Ensino Médio: comunicação e construção de políticas públicas - disputas discursivas sobre educação das juventudes. 2025. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica) - Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44125
Data do documento: 25-Fev-2025
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