Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44130
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Pedrosa, Rarden Luis Reis | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3717794244043094 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Gonçalves, Mauro Castilho | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5251617595766623 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2025-03-26T17:52:00Z | - |
dc.date.available | 2025-03-26T17:52:00Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-04 | - |
dc.identifier.citation | Pedrosa, Rarden Luis Reis. Edith Stein: formação, atuação e mediação cultural - análise das Conferências de 1926 a 1933. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44130 | - |
dc.description.resumo | O período entreguerras (1918-1939) foi marcado por conflitos armados e avanços tecnológicos significativos. Notavelmente, a Alemanha emergiu como um terreno de contrastes e profundas reflexões durante esse período, contexto em que viveu Edith Stein. Stein nasceu em Breslau em 1891 e foi morta no Campo de Concentração em Auschwitz-Birkenau em 1942. A pesquisa em curso tem como objeto de estudo a formação do pensamento educacional de Stein, desde uma perspectiva histórica, considerando o período entre os anos de 1926 (fase de sua primeira conferência) a 1933, quando de sua conversão ao catolicismo. Foram selecionadas quinze conferências proferidas em território alemão, a partir de um cotejamento com o itinerário formativo e de seu exercício acadêmico, com vistas a compreender sua atuação na esfera pública. O objetivo principal é investigar a formação acadêmica, a atuação político-social como mulher, o processo entre judaísmo e catolicismo vivido por Stein, considerando sua herança intelectual e suas conexões com o seu contexto histórico. Tais fatos, principalmente sua conversão ao catolicismo, foram decisivos para a atuação e produção intelectual da conferencista. Para a investigação histórica e a averiguação das conexões de sua rede de intelectuais com o clima turbulento do período entreguerras, particularmente na Alemanha, optou-se por utilizar para a análise as categorias de mediação cultural, redes e lugares e sociabilidade intelectual, abordadas desde a perspectiva da História Intelectual e dos Intelectuais, chaves explicativas para a compreensão de ideias e ações, suas disputas, apropriações, circunstâncias e relações de força | pt_BR |
dc.description.abstract | The interwar period (1918-1939) was marked by armed conflicts and significant technological advancements. Notably, Germany emerged as a terrain of contrasts and deep reflections during this period, the context in which Edith Stein lived. Stein was born in Breslau in 1891 and was killed in the Auschwitz-Birkenau Concentration Camp in 1942. The ongoing research focuses on the development of Stein’s educational thought from a historical perspective, considering the period between 1926 (the phase of her first conference) and 1933, when she converted to Catholicism. Fifteen conferences delivered in Germany have been selected, based on a comparison with her formative journey and academic work, to understand her influence in the public sphere. The main objective is to investigate her academic formation, political-social role as a woman, and the process between Judaism and Catholicism experienced by Stein, considering her intellectual heritage and her connections to the historical context. These events, particularly her conversion to Catholicism, were decisive for her work and intellectual production. For historical investigation and to explore the connections of her intellectual network with the turbulent interwar period, particularly in Germany, this study adopts the analytical categories of cultural mediation, networks and places, as well as intellectual sociability. These are approached from the perspective of Intellectual History and the History of Intellectuals, which provide essential insights into understanding ideas and actions, their disputes, appropriations, circumstances, and power relations | en_US |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | pt_BR |
dc.publisher.department | Faculdade de Educação | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.initials | PUC-SP | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Edith Stein | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Mulher | pt_BR |
dc.subject | Conferências | pt_BR |
dc.subject | Edith Stein | en_US |
dc.subject | Education | en_US |
dc.subject | Woman | en_US |
dc.subject | Conferences | en_US |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO | pt_BR |
dc.title | Edith Stein: formação, atuação e mediação cultural - análise das Conferências de 1926 a 1933 | pt_BR |
dc.title.alternative | Edith Stein: formation, action and cultural mediation - an analysis of the Conferences from 1926 to 1933 | en_US |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Rarden Luis Reis Pedrosa.pdf | 7,59 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.