REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44130
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPedrosa, Rarden Luis Reis-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3717794244043094pt_BR
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Mauro Castilho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5251617595766623pt_BR
dc.date.accessioned2025-03-26T17:52:00Z-
dc.date.available2025-03-26T17:52:00Z-
dc.date.issued2025-02-04-
dc.identifier.citationPedrosa, Rarden Luis Reis. Edith Stein: formação, atuação e mediação cultural - análise das Conferências de 1926 a 1933. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44130-
dc.description.resumoO período entreguerras (1918-1939) foi marcado por conflitos armados e avanços tecnológicos significativos. Notavelmente, a Alemanha emergiu como um terreno de contrastes e profundas reflexões durante esse período, contexto em que viveu Edith Stein. Stein nasceu em Breslau em 1891 e foi morta no Campo de Concentração em Auschwitz-Birkenau em 1942. A pesquisa em curso tem como objeto de estudo a formação do pensamento educacional de Stein, desde uma perspectiva histórica, considerando o período entre os anos de 1926 (fase de sua primeira conferência) a 1933, quando de sua conversão ao catolicismo. Foram selecionadas quinze conferências proferidas em território alemão, a partir de um cotejamento com o itinerário formativo e de seu exercício acadêmico, com vistas a compreender sua atuação na esfera pública. O objetivo principal é investigar a formação acadêmica, a atuação político-social como mulher, o processo entre judaísmo e catolicismo vivido por Stein, considerando sua herança intelectual e suas conexões com o seu contexto histórico. Tais fatos, principalmente sua conversão ao catolicismo, foram decisivos para a atuação e produção intelectual da conferencista. Para a investigação histórica e a averiguação das conexões de sua rede de intelectuais com o clima turbulento do período entreguerras, particularmente na Alemanha, optou-se por utilizar para a análise as categorias de mediação cultural, redes e lugares e sociabilidade intelectual, abordadas desde a perspectiva da História Intelectual e dos Intelectuais, chaves explicativas para a compreensão de ideias e ações, suas disputas, apropriações, circunstâncias e relações de forçapt_BR
dc.description.abstractThe interwar period (1918-1939) was marked by armed conflicts and significant technological advancements. Notably, Germany emerged as a terrain of contrasts and deep reflections during this period, the context in which Edith Stein lived. Stein was born in Breslau in 1891 and was killed in the Auschwitz-Birkenau Concentration Camp in 1942. The ongoing research focuses on the development of Stein’s educational thought from a historical perspective, considering the period between 1926 (the phase of her first conference) and 1933, when she converted to Catholicism. Fifteen conferences delivered in Germany have been selected, based on a comparison with her formative journey and academic work, to understand her influence in the public sphere. The main objective is to investigate her academic formation, political-social role as a woman, and the process between Judaism and Catholicism experienced by Stein, considering her intellectual heritage and her connections to the historical context. These events, particularly her conversion to Catholicism, were decisive for her work and intellectual production. For historical investigation and to explore the connections of her intellectual network with the turbulent interwar period, particularly in Germany, this study adopts the analytical categories of cultural mediation, networks and places, as well as intellectual sociability. These are approached from the perspective of Intellectual History and the History of Intellectuals, which provide essential insights into understanding ideas and actions, their disputes, appropriations, circumstances, and power relationsen_US
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEdith Steinpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectMulherpt_BR
dc.subjectConferênciaspt_BR
dc.subjectEdith Steinen_US
dc.subjectEducationen_US
dc.subjectWomanen_US
dc.subjectConferencesen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleEdith Stein: formação, atuação e mediação cultural - análise das Conferências de 1926 a 1933pt_BR
dc.title.alternativeEdith Stein: formation, action and cultural mediation - an analysis of the Conferences from 1926 to 1933en_US
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rarden Luis Reis Pedrosa.pdf7,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.