REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44373
Tipo: Dissertação
Título: Planejamento pedagógico como processo criativo na educação não formal em tecnologias e artes no Sesc São Paulo
Título(s) alternativo(s): Pedagogical planning as a creative process in non-formal education in technologies and arts at Sesc São Paulo
Autor(es): Fujimori, Tatiana
Primeiro Orientador: Casali, Alípio Márcio Dias
Resumo: O planejamento pedagógico na educação não formal caracteriza-se pela flexibilidade, pois não segue diretrizes institucionais rígidas. No Sesc São Paulo, especialmente no programa de tecnologias e artes, há uma carência de documentos institucionais que orientem diretamente esse planejamento. Dessa forma, cada Unidade Operacional, cuja equipe é formada por pessoas educadoras e técnicas de programação, desenvolve a sua própria metodologia, dificultando a organização e a avaliação global da área. Diante desse cenário, o objetivo geral desta dissertação é identificar e desenvolver ferramentas de planejamento que surgem das variáveis subjetivas (equipes de programação e públicos das atividades) e objetivas (fluxos de informação e dados) no programa de tecnologias e artes do Sesc São Paulo. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, combinando métodos bibliográficos, documentais e empíricos, com a análise de documentos internos de reuniões, dissertações de mestrado de pessoas educadoras do programa e referências teóricas sobre criatividade e planejamento pedagógico. Inspirando-se nos processos criativos artísticos e tecnológicos trabalhados na área, a investigação resultou na construção de um modelo de planejamento que valoriza as subjetividades das equipes envolvidas e, ao mesmo tempo, foram identificados padrões que possibilitam a criação de um banco de dados, auxiliando a coordenação na sistematização e monitoramento das atividades. Dessa forma, o estudo contribui para o aprimoramento da gestão pedagógica na educação não formal, promovendo um equilíbrio entre criatividade e estruturação metodológica
Abstract: The pedagogical planning in non-formal education is characterized by flexibility, as it does not follow rigid institutional guidelines. At Sesc São Paulo, particularly in the field of education in technologies and arts, there are no institutional documents that directly guide the pedagogical planning of activities. Consequently, each cultural venue, know in Portuguese as “Unidade Operacional”, whose team comprises educators and programming technicians, develops its own methodology, making it difficult to organize and evaluate the area globally. In light of this scenario, the main objective of this dissertation is to identify and develop planning tools that arise from subjective variables (programming teams and audiences) and objective variables (information flows and data) within the technology and arts program at Sesc São Paulo. The research adopts a qualitative approach, combining bibliographic, documentary, and empirical methods, with the analysis of internal meeting documents, master’s dissertations by educators from the program, and theoretical references on creativity and pedagogical planning. Drawing inspiration from the creative processes of the artistic and technological fields within the area, the investigation resulted in the construction of a planning model that values the subjectivities of the involved teams, while also identifying patterns that enable the creation of a database, assisting coordination in the systematization and monitoring of activities. Therefore, the study contributes to the improvement of pedagogical management in non-formal education, promoting a balance between creativity and methodological structuring
Palavras-chave: Currículo
Educação não-formal
Tecnologias e artes
Sesc São Paulo
Curriculum
Non-formal education
Technologies and arts
Sesc São Paulo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::CURRICULO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Faculdade de Educação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo
Citação: Fujimori, Tatiana. Planejamento pedagógico como processo criativo na educação não formal em tecnologias e artes no Sesc São Paulo. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Currículo) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44373
Data do documento: 7-Abr-2025
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tatiana Fujimori.pdf44,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.