REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores
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dc.creatorCabrera, Daniela Barbosa-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6734409698720405pt_BR
dc.contributor.advisor1Sanches, Emília Maria Bezerra Cipriano Castro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1621685976264300pt_BR
dc.date.accessioned2025-05-20T14:59:53Z-
dc.date.available2025-05-20T14:59:53Z-
dc.date.issued2025-03-12-
dc.identifier.citationCabrera, Daniela Barbosa. Construindo sentidos: a articulação das práticas de leitura literária na formação de pequenos leitores. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação: Formação de Formadores) - Programa de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadores da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/44381-
dc.description.resumoEste estudo investiga as práticas de leitura literária adotadas por professores da Educação Infantil em uma escola privada do ABC Paulista, com ênfase na construção de sentidos e na formação de pequenos leitores. A fundamentação teórica do estudo inclui autores como Antonio Candido (1995), Yolanda Reyes (2012), Cecília Bajour (2009) e Teresa Colomer (2007), que discutem a literatura enquanto ferramenta ética, estética e transformadora. Ademais, são referenciados Délia Lerner (2002), Kátia Bräkling (2012), Aidan Chambers (2007) e Rildo Cosson (2006), que abordam práticas e modalidades de leitura e mediação, e Alfredo Hoyuelos (2019) que propõe uma reflexão sobre a complexidade e as relações na Educação Infantil. Esses referenciais sustentam a análise das práticas docentes e a importância da mediação literária como elemento essencial na formação de leitores. O objetivo desse estudo é analisar os desafios e as estratégias pedagógicas utilizadas pelos professores da Educação Infantil para possibilitar a leitura literária, bem como refletir sobre o impacto dessas práticas no desenvolvimento do comportamento leitor das crianças. A pesquisa possui uma abordagem qualitativa e os participantes da pesquisa foram professores de Educação Infantil. Os dados foram produzidos por meio da aplicação de questionário e realização de entrevistas semiestruturadas, que geraram categorias sobre a formação leitora e as concepções sobre leitura literária; a mediação literária; e os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pelos professores. A análise dos dados revelou lacunas nas práticas pedagógicas, especialmente no que se refere à intencionalidade da mediação e à profundidade das discussões literárias. Os resultados evidenciaram a necessidade de uma formação continuada que permita aos professores refletirem sobre suas práticas e aprimorarem suas abordagens pedagógicas. A formação continuada dos professores deveria ser orientada para o fortalecimento das práticas de leitura literária, priorizando a reflexão crítica sobre as mediações e o papel da literatura no desenvolvimento integral de cada criança. A criação de um ambiente literário enriquecido está intrinsecamente ligada à promoção de comunidades de prática e ao incentivo à formação permanente, tendo a literatura como um direito fundamental a todos os seres humanos. A formação leitora pessoal de cada educador impacta na promoção do vínculo das crianças com a literatura, por isso, a formação contínua é indispensável para subsidiar práticas pedagógicas reflexivas, que permitam aos educadores desenvolverem estratégias mais intencionais e efetivas no processo de mediação literáriapt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the literary reading practices adopted by early childhood education teachers in a private school in the ABC Paulista region, with an emphasis on meaning-making and the development of young readers. The theoretical framework includes authors such as Antonio Candido (1995), Yolanda Reyes (2012), Cecilia Bajour (2009), and Teresa Colomer (2007), who discuss literature as an ethical, aesthetic, and transformative tool. Additionally, references include Délia Lerner (2002), Kátia Bräkling (2012), Aidan Chambers (2007), and Rildo Cosson (2006), who address practices and modalities of reading and mediation, as well as Alfredo Hoyuelos (2019), who proposes a reflection on the complexities and the relationships in early childhood education. These references support the analysis of teaching practices and reinforce the importance of literary mediation as a key element in forming readers. The objective of this study is to analyze the challenges and pedagogical strategies used by early childhood education teachers to facilitate literary reading and to reflect on the impact of these practices on the development of children's reading behavior. The research employs a qualitative approach and its participants included early childhood education teachers. The data was collected through questionnaires and semi-structured interviews, which provided insights into teachers’ reading backgrounds, concepts of literary reading, mediation practices, challenges faced, and strategies adopted. The data analysis revealed gaps in teaching practices, particularly regarding the intentionality of mediation and the depth of literary discussions. The results highlighted the need for continuous teacher training to encourage them to reflect of their practices and enhance pedagogical approaches. Continuous teacher training should focus on strengthening literary reading practices, prioritizing critical reflection on mediation and the role of literature in each child´s holistic development. The creation of a rich literary environment is intrinsically linked to the promotion of communities of practice and the encouragement of permanent training, with literature regarded as a fundamental right for all people. Teachers’ personal reading experiences directly impact their ability to foster children's connection with literature. Therefore, ongoing professional development is essential to support reflective pedagogical practices, enabling educators to develop more intentional and effective strategies in the literary mediation processen_US
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: Formação de Formadorespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectEducação Infantilpt_BR
dc.subjectPráticas de leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectChildren's literatureen_US
dc.subjectEarly Childhood Educationen_US
dc.subjectReading practicesen_US
dc.subjectReader formationen_US
dc.subjectPedagogical mediationen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
dc.titleConstruindo sentidos: a articulação das práticas de leitura literária na formação de pequenos leitorespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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