REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4486
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLopes, Vanessa-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4759260P9por
dc.contributor.advisor1Greiner, Christine-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:12:47Z-
dc.date.available2013-01-23-
dc.date.issued2012-12-10-
dc.identifier.citationLopes, Vanessa. AaaS: uma nova condição para criar, conhecer, comunicar. 2012. 88 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2012.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4486-
dc.description.resumoAs transformações tecnológicas, materiais e econômicas que marcaram as últimas décadas, mudaram a forma como as pessoas criam, armazenam e compartilham informação por conta dos avanços encabeçados pela ITC (Tecnologia da Informação e Comunicação). O objetivo desta dissertação é testar o novo paradigma da Cloud Computing, a partir do qual novas arquiteturas virtuais são construídas na forma de serviços sob demanda, envolvendo processos de criação e novos procedimentos para se comunicar em ambientes digitais. Para tanto, a dissertação propõe o princípio AaaS (Art as a Service) como um update para as discussões sobre a relação entre arte e mídia, explicitando transformações recentes que operam nas fronteiras dos derivados da mídia. A pesquisa apresenta uma bibliografia interdisciplinar que transita entre autores da area de comunicação e dos estudos da cultura e da arte. Em termos conceituais, parte do entendimento de artemídia, proposto por Arlindo Machado (2009), dos conceitos de cultura-­‐mundo e hipermodernidade, apontados por Gilles Lipovetsky e Jean Serroy (2010) e dos estudos da condição pós-­‐mídia, elaborados pela crítica de arte Rosalind Krauss (2000). O corpus da pesquisa é composto por experimentos que exploram a relação entre ambiente, materialidade e imagem, sem se ater a suportes ou gêneros específicos. Estes são analisados, não apenas do ponto de vista teórico, mas a partir de uma metodologia prática que testa a configuração de mapas-­‐nuvens no segundo capítulo. Em sintonia com estes movimentos, buscamos colaborar com a rede de críticos, curadores, artistas, produtores e instituições fomentadoras que vem lançando um novo olhar sobre o tema, identificando as confluências e incompatibilidades entre os diversos campos envolvidospor
dc.description.abstractThe technological, material and economical transformations that have marked the last decades changed the way that people create, store and share information due to the progress achieved by ICT (Information and Communication Technology). The objective of this dissertation is to test the new paradigm of Cloud Computing, from which new virtual architectures are built as on-­‐demand services, involving creative processes and new communication procedures in digital environments. To do so, the dissertation proposes the principle of AaaS (Art as a Service) as an update to the discussions about art and media, exposing the recent transformations operating in the boundaries of media derivatives. The research presents an interdisciplinary bibliography which transits between studies in communication, art and culture. In conceptual terms, it departs from the understanding of artmedia, proposed by Arlindo Machado (2009), from the concepts of world-­‐culture and hypermodernity pointed by Gilles Lipovetsky and Jean Serroy (2010) and from the studies of the post-­‐media condition, elaborated by art critic Rosalind Krauss (2000). The research corpus is composed by experiments on ambient, materiality and image but without holding on to specific media or genres. These are analysed, not only from a theoretical point of view, but also from a practical methodology which testing the cloud-­‐map configuration in the second chapter. In line with these movements, we sought to collaborate with the network of critics, curators, artists, producers and institutions that have launched a new view on the theme, identifying the confluences and incompatibilities between the diverse fields involvedeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13307/Vanessa%20Lopes.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCondição pós-­mídiapor
dc.subjectCultura-mundopor
dc.subjectTrabalho imaterialpor
dc.subjectNuvempor
dc.subjectSOApor
dc.subjectAaaSpor
dc.subjectPost-­media conditioneng
dc.subjectWorld-cultureeng
dc.subjectImmaterial laboreng
dc.subjectCloudeng
dc.subjectSOAeng
dc.subjectAaaSeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleAaaS: uma nova condição para criar, conhecer, comunicarpor
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vanessa Lopes.pdf55,2 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.