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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45028
Tipo: | Dissertação |
Título: | Uma revisão sistemática de pesquisas sobre formação de professores de Matemática da Educação Básica com a utilização do GeoGebra |
Autor(es): | Vieira, Érika Verzegnassi |
Primeiro Orientador: | Abar, Celina Aparecida Almeida Pereira |
Resumo: | A presente investigação é uma revisão sistemática de pesquisas realizadas com professores de Matemática da Educação Básica com a utilização do GeoGebra e tem como objetivo apresentar as contribuições de teses e dissertações brasileiras defendidas entre 2019 e 2023, que desenvolveram formações continuadas com o uso do software GeoGebra. A pesquisa, guiada pela declaração PRISMA 2020 para a formação do corpus, utiliza metodologia qualitativa para revisar e sistematizar dados extraídos de seis trabalhos acadêmicos selecionados no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES. O estudo investiga como essas formações foram planejadas, estruturadas e aplicadas, destacando aspectos como a caracterização dos participantes, os referenciais teóricos, as metodologias adotadas e os recursos tecnológicos utilizados. Os professores envolvidos na formação, atuam na Educação Básica, no Ensino Fundamental e Ensino Médio. As formações abrangem conteúdos matemáticos variados, como funções de diferentes graus, polígonos, sólidos geométricos e conceitos de álgebra e geometria espacial. As pesquisas exploram o potencial do GeoGebra para promover o aprendizado contextualizado e interativo. O software é utilizado para criar atividades pedagógicas inovadoras, com ferramentas como Janela de Visualização 3D, Controle Deslizante e Protocolo de Construção, contribuindo para o letramento matemático e o ensino significativo. Os recursos tecnológicos disponibilizados variam entre laboratórios escolares, computadores e dispositivos móveis, com adaptações para o ensino remoto durante a pandemia. Os resultados apontam que o GeoGebra é um recurso valioso na formação continuada de professores, fomentando a integração de tecnologias digitais ao ensino e ampliando o repertório didático dos docentes. O estudo reforça a importância de formações continuadas bem planejadas, que promovam a inovação pedagógica e atendam às exigências contemporâneas da educação, alinhando-se às competências propostas pela BNCC e às demandas do cenário educacional brasileiro |
Abstract: | This study is a systematic review of research on professional development Mathematics teachers in Basic Education using GeoGebra. Its objective is to present the contributions of Brazilian theses and dissertations defended between 2019 and 2023 that developed continuing education programs incorporating the GeoGebra software. Guided by the PRISMA 2020 statement for corpus formation, the research employs a qualitative methodology to review and systematize data extracted from six academic works selected from the CAPES Theses and Dissertations Catalog. The study investigates how these training programs were designed, structured, and implemented, highlighting aspects such as participant characterization, theoretical frameworks, adopted methodologies, and technological resources used. The teachers are involved in the training work in Basic Education, including both Elementary and High School levels. The training programs cover various mathematical topics, such as functions of different degrees, polygons, geometric solids, and concepts of algebra and spatial geometry. The research explores the potential of GeoGebra to promote contextualized and interactive learning. The software is used to create innovative pedagogical activities, utilizing tools such as the 3D Graphics View, Slider, and Construction Protocol, contributing to mathematical literacy and meaningful teaching. The technological resources available range from school laboratories and computers to mobile devices, with adaptations for remote teaching during the pandemic. The results indicate that GeoGebra is a valuable resource in the continuing education of teachers, fostering the integration of digital technologies into teaching and expanding educators' instructional repertoire. The study reinforces the importance of wellstructured professional development programs that promote pedagogical innovation and address contemporary educational demands, aligning with the competencies proposed by the BNCC and the needs of the Brazilian educational context |
Palavras-chave: | GeoGebra Formação continuada de professores de matemática Revisão sistemática Tecnologias digitais GeoGebra Mathematics teachers’ professional development Systematic review Digital technologies |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
Sigla da Instituição: | PUC-SP |
metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
Citação: | Vieira, Érika Verzegnassi. Uma revisão sistemática de pesquisas sobre formação de professores de Matemática da Educação Básica com a utilização do GeoGebra. 2025. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) - Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45028 |
Data do documento: | 6-Mai-2025 |
Aparece nas coleções: | Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática |
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