REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45050
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLino, Luciana Marcela Baccarat Teixeira-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7212601735126267pt_BR
dc.contributor.advisor1Giovinazzo Júnior, Carlos Antônio-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5969230919823134pt_BR
dc.date.accessioned2025-07-10T18:39:10Z-
dc.date.available2025-07-10T18:39:10Z-
dc.date.issued2025-05-16-
dc.identifier.citationLino, Luciana Marcela Baccarat Teixeira. Análise de diretrizes, parâmetros e Bases Curriculares de Sistemas estrangeiros e brasileiro, referente ao Ensino Médio, à luz da teoria crítica. 2025. Tese (Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade) - Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45050-
dc.description.resumoA aprovação do Novo Ensino Médio e da BNCC no Brasil, reforma estrutural e curricular formuladas para a última etapa de ensino básico, ocorrida entre 2017 e 2018, representa um fenômeno de repercussão nas redes estaduais pelo país. A elaboração desses parâmetros apresenta elementos e estruturas semelhantes a observada internacionalmente, baseadas em objetivos de aprendizagem, competências e habilidades, assim como na elegibilidade de parte do conteúdo oferecido. Dessa forma, a pesquisa visou realizar uma análise comparativa entre dois documentos estrangeiros e o brasileiro com o intuito de identificar e analisar criticamente o contexto, as características e a estrutura das propostas para o ensino médio elaboradas e praticadas nos últimos anos e como elas transmitem uma concepção da educação para os jovens em três países do continente americano (Brasil, Canadá e Chile). Neste sentido, a pesquisa se propôs a identificar e analisar semelhanças e diferenças entre o currículo brasileiro e os internacionais. A pesquisa tem como referencial a teoria crítica da sociedade, especificamente Marcuse e sua formulação acerca dos conceitos de sociedade unidimensional, homem unidimensional e fechamento do universo da locução. Como hipótese de pesquisa, que foi confirmada, as decisões, concernentes a elaboração das propostas curriculares para o ensino médio, não são tomadas apenas nacionalmente; elas são provenientes da política internacional, expressam a divisão internacional do trabalho e os interesses representados nos órgãos internacionais. Nesse sentido, os currículos são manifestações das tendências políticas e econômicas do capitalismo tardiopt_BR
dc.description.abstractThe approval of the New High School curriculum and the BNCC (Common National Curricular Base) in Brazil, structural and curricular reforms for the final stage of basic education, which occurred between 2017 and 2018, represents a phenomenon with significant repercussions across state education networks throughout the country. The development of these parameters exhibits elements and structures similar to those observed internationally, based on learning objectives, competencies, and skills, as well as the eligibility of part of the content offered. Thus, this research aimed to conduct a comparative analysis between two foreign documents and the Brazilian one to identify and critically analyze the context, characteristics, and structure of high school education proposals developed and implemented in recent years. It also examined how these proposals convey a conception of youth education in three American countries (Brazil, Canada, and Chile). In this sense, the research sought to identify and analyze similarities and differences between the Brazilian and international curricula. The research is grounded in the critical theory of society, specifically Herbert Marcuse and his formulations concerning the concepts of one-dimensional society, one-dimensional man, and the closing of the universe of discourse. The research hypothesis, which was confirmed, posits that decisions concerning the elaboration of high school curricular proposals are not made solely at the national level; they stem from international policy, express the international division of labor, and reflect the interests represented in international organizations. In this regard, curricula are manifestations of the political and economic tendencies of late capitalismen_US
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPqpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectNovo Ensino Médiopt_BR
dc.subjectCurrículos internacionaispt_BR
dc.subjectBNCCpt_BR
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectBrasil, Canadá e Chilept_BR
dc.subjectNew High Schoolen_US
dc.subjectInternational curriculumsen_US
dc.subjectBNCCen_US
dc.subjectYouthen_US
dc.subjectBrazil, Canada, Chileen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAOpt_BR
dc.titleAnálise de diretrizes, parâmetros e Bases Curriculares de Sistemas estrangeiros e brasileiro, referente ao Ensino Médio, à luz da teoria críticapt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of guidelines, parameters, and Curricular Bases of foreign and Brazilian Systems, regarding High School Education, in light of critical theoryen_US
dc.typeTesept_BR
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Luciana Marcela Baccarat Teixeira Lino.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.