REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4506
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSoares, Gabriel Theodoro-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4380486D6por
dc.contributor.advisor1Baitello Junior, Norval-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:12:54Z-
dc.date.available2013-05-28-
dc.date.issued2013-05-10-
dc.identifier.citationSoares, Gabriel Theodoro. Cosplay: Image, body, play. 2013. 86 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4506-
dc.description.resumoÉ necessário entender como as imagens se relacionam conosco, e os efeitos que elas causam em nosso corpo. Esta pesquisa analisa cosplays (costume play, a atividade de se fantasiar de personagens, geralmente de games, desenhos e filmes) em eventos de animação japonesa, onde há a uma mistura entre a cultura pop japonesa e a cultura brasileira. Isso cria uma cultura marginal, que ainda é pouco estudada na área de comunicação, apesar de tão rica. As imagens, em forma de personagens criados por essa cultura, se utilizam, por meio do cosplay, do corpo das pessoas para se fazer presentes no mundo material. E o motivo pelo qual pessoas consomem e se deixam consumir por essas elas é o que pretendemos descobrir nesta pesquisa, afinal, são ainda tão misteriosas e necessitam de mais olhares científicos em todas as formas em que elas se apresentam, para serem entendidas melhor. Para tal, utilizaremos os conceitos de imagem de Vilém Flusser, de que estas são superfícies que pretendem representar algo, e a iconofagia de Norval Baitello Junior, segundo o qual estamos cada vez mais consumindo e sendo consumidos por imagens. Os objetivos desta pesquisa são entender como uma imagem pode dominar um corpo, observando o caráter iconofágico dela, que devora o corpo e toma seu lugar, e analisar como elas estão mais próximas de nós do que muitas vezes imaginamos. Os cosplays serão analisados dentro de eventos de animação japonesa que ocorrem no Brasil, principalmente em São Paulo, que tem os maiores eventos do país. A hipótese que parece mais plausível é de que as pessoas fazem cosplay para pertencer ao grupo dos fãs de cultura pop japonesa, para serem reconhecidos por esse grupo, se encontrarem nele e, assim, como diz Boris Cyrulnik, se deixarem encantar por elepor
dc.description.abstractIt is necessary to understand how images relate to us and the effects they cause in our bodies. This research analyzes cosplay (costume play, the activity of dressing as characters, generally from games, cartoons or movies) in conventions about Japanese animations, where there is a blend between Japanese pop culture and Brazilian culture. This creates a marginal culture still not well studied in communication, despite being so rich. The images, which are the characters created by that culture, utilizes people s bodies via cosplay to make themselves part of the material world. Why people consume and let themselves be consumed by them is what we want to find out in this research, after all, they are still so mysterious and need more scientific glances at all of their manifestations, so they can be better understood. For this, we will use Vilém Flusser s concept of image and Norval Baitello Jr. s iconophagy, which proposes we are more and more consuming and being consumed. The objectives of this research are to understand how an image can subdue a body, considering its iconophagic features that devours the body and take its place, and analyze how they are closer to us than we often imagine. Cosplays will be analyzed inside Brazilian anime conventions, more specifically in São Paulo, where the biggest conventions in the country happens. The most plausible hypothesis is that people do cosplay in order to be part of a group of Japanese pop culture fans, to be recognized by this group, to find themselves in this group and, as said Boris Cyrulnik, to let themselves be enchanted by iteng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13303/Gabriel%20Theodoro%20Soares.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCultura japonesapor
dc.subjectImagempor
dc.subjectIconofagiapor
dc.subjectAnimêpor
dc.subjectCosplayeng
dc.subjectJapanese cultureeng
dc.subjectImageeng
dc.subjectIconophagyeng
dc.subjectAnimeeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleCosplay: imagem, corpo, jogopor
dc.title.alternativeCosplay: Image, body, playeng
dc.typeDissertaçãopor
Aparece nas coleções:Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Gabriel Theodoro Soares.pdf2,5 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.