REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião
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dc.creatorMateus, Cipriano Kasase-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3020329064873982pt_BR
dc.contributor.advisor1Stern, Fábio Leandro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9518466735210133pt_BR
dc.date.accessioned2025-08-07T18:18:06Z-
dc.date.available2025-08-07T18:18:06Z-
dc.date.issued2025-07-01-
dc.identifier.citationMateus, Cipriano Kasase. A evangelização primeira: cristianização e resistência na tradição Ovimbunbu. 2025. Dissertação (Mestrado em Ciência da Religião) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45193-
dc.description.resumoA evangelização primeira: cristianização e resistência na tradição Ovimbundu, configura-se num contributo nos esforços decoloniais que vem sendo imprimidos com a intenção de valorizar e emancipar culturas e povos antes marginalizados e privados do privilegio de viver e narrar sua história em primeira pessoa. Situa os povos Ovimbundu no universo Bantu e apresenta suas características culturais distintivas. Discorrendo a respeito do valor e centralidade da religião nas sociedades Ovimbundu e da descrição do Ocimbundu como um sujeito religioso, que interpreta e experiência o mundo e a realidade a partir das crenças e práticas religiosas. Demonstrando como a colonização e o processo de cristianização constituíram-se em instrumentos de violência, destruição e apagamento da cultura e da religião tradicional dos povos Ovimbundu. Lançando mão num empreendimento de investigação bibliográfica através das lentes da teoria decolonial foi possível enxergar a viabilização de uma guinada interpretativa como ato de insurgência as tendencias universalizantes que intentam perpetuar ações históricas de apagamento de povos e culturas e manifestações simbólicas não ocidentais como é o caso dos povos Ovimbundu. E demonstrar que apesar dos impactos da cristianização a religião tradicional destes povos encontrou formas de sobrevivência resistindo até os dias hodiernos onde compartilha dos espaços sociais com outras religiões. E também foi possível demonstrar nesta pesquisa a utilidade do conceito de pluriversidade como perspectiva epistemológica decolonial que possibilita uma interpretação da religião tradicional na sociedade moderna onde os empréstimos simbólicos entre as mais variadas vertentes religiosas acontece a todo instantept_BR
dc.description.abstractThe first evangelization: Christianization and resistance in the Ovimbundu tradition, is a contribution to the decolonial efforts that have been made with the intention of valuing and emancipating cultures and peoples that were previously marginalized and deprived of the privilege of living and narrating their history in the first person. It situates the Ovimbundu peoples in the Bantu universe and presents their distinctive cultural characteristics. It discusses the value and centrality of religion in Ovimbundu societies and the description of the Ocimbundu as a religious subject, who interprets and experiences the world and reality based on religious beliefs and practices. It demonstrates how colonization and the process of Christianization became instruments of violence, destruction and erasure of the culture and traditional religion of the Ovimbundu peoples. By undertaking a bibliographical research project through the lens of decolonial theory, it was possible to see the viability of an interpretative shift as an act of insurgency against universalizing tendencies that attempt to perpetuate historical actions of erasure of non-Western peoples and cultures and symbolic manifestations, such as the Ovimbundu people. And to demonstrate that despite the impacts of Christianization, the traditional religion of these peoples found ways to survive, resisting to the present day, where it shares social spaces with other religions. And it was also possible to demonstrate in this research the usefulness of the concept of pluriversity as a decolonial epistemological perspective that enables an interpretation of traditional religion in modern society, where symbolic borrowings between the most varied religious strands occur at all timesen_US
dc.description.sponsorshipFundação São Paulo – FUNDASPpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopt_BR
dc.publisher.departmentFaculdade de Ciências Sociaispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.initialsPUC-SPpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Religiãopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectOvimbundupt_BR
dc.subjectTradiçãopt_BR
dc.subjectColonizaçãopt_BR
dc.subjectCristianizaçãopt_BR
dc.subjectDecolonizaçãopt_BR
dc.subjectResistênciapt_BR
dc.subjectOvimbunduen_US
dc.subjectTraditionen_US
dc.subjectColonizationen_US
dc.subjectChristianizationen_US
dc.subjectDecolonizationen_US
dc.subjectResistanceen_US
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA::OUTRAS SOCIOLOGIAS ESPECIFICASpt_BR
dc.titleA evangelização primeira: cristianização e resistência na tradição Ovimbunbupt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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