REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Dissertação
Título: A cultura participativa na educação: superando a perspectiva instrumental no uso dos mecanismos de comunicação digital nos sistemas básico e médio de ensino
Título(s) alternativo(s): Participatory culture in education: overcoming the instrumental perspective in the use of digital communication mechanisms in primary and secondary school
Autor(es): Odainai, Alexandre Alves Sinfronio
Primeiro Orientador: Vieira, Jorge de Albuquerque
Resumo: O trabalho aqui delimitado pretende realizar uma reflexão sobre a melhor maneira de inserir jovens dos sistemas básico e médio de ensino em uma cultura participativa, na qual, segundo Henry Jenkins, a participação popular apoiada pela Internet expandiu as possibilidades de interferência na sociedade. Essa colaboração ativa trouxe profundas mudanças em aspectos sensíveis contemporâneos, como a propriedade intelectual, a diversificação da expressão cultural, desenvolvimento de habilidades que são valorizadas pelo mercado de trabalho moderno e de empoderamento, permitindo aos indivíduos tomar decisões e participar ativamente como cidadãos. Porém, é necessário refletir sobre o que Jenkins celebra como cultura participativa, uma vez que ela está imersa em uma ordem de exclusão dromocrática em que a lógica mercantil orienta usos e linguagens dos meios de comunicação, como bem observou Trivinho e Orozco-Gomez. Levando em consideração a prevalência das novas tecnologias nos campos educativo e comunicativo, torna-se fundamental tensionar os modos específicos de incorporação da tecnologia dentro do sistema escolar. Para responder ao problema a hipótese apresentada sugere que essas condições várias dependem de uma série de fatores ambientais e internos ao sistema, superando a ideia ilusória de que o acesso restrito à presença dos novos media de comunicação seja suficiente. É necessária uma dimensão axiológica que envolva valores e afetividade. A metodologia adotada baseia-se fundamentalmente em pesquisa bibliográfica, norteada pela análise do artigo Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century de Henry Jenkins. A estrutura de argumentação divide-se em: 1) Do Individualismo à Cooperação 2) A Cultura Participativa 3) Superando a Cultura Participativa. O quadro teórico de referência é formado por autores como Dewey, Maturana, Franco, Orozco-Gómez, Trivinho, Castells e Ugarte e baseia-se nas perspectivas da teoria geral de sistemas, da biologia cultural, estudos de cibercultura, da dromologia e da civilização mediática
Abstract: The aim of this dissertation is to make a reflection on the way to prepare young students from primary and secondary school in a participatory culture where according to Henry Jenkins popular participation supported by the Internet has expanded the possibilities of interference in society. This active collaboration caused profound changes in sensitive contemporary aspects such as intellectual property, the diversification of cultural expression, the development of skills valued in the modern workplace, and a more empowered conception of citizenship. However, it is necessary to reflect on what Jenkins celebrates as participatory culture since this concept is immersed in an order of dromocratic exclusion where the mercantile logic guides the use and the language of media technologies as noted by Trivinho and Orozco-Gomez. Taking into account the prevalence of new technologies in educational and communication field, it becomes essential to criticize the specific modes of technology incorporation within the school system. The hypothesis presented to answer this problem suggests that these various conditions depend on a number of environmental and internal factors to the system, overcoming the illusory idea that only restricted access to the new media technologies is enough. It is required an axiological dimension that involves values and affection. The adopted methodology is based fundamentally on bibliographical research guided by analysis of the paper Confronting the Challenges of Participatory Culture: Media Education for the 21st Century by Henry Jenkins. The argument structure is divided into: 1) From Individualism to Cooperation 2) Participatory Culture 3) Overcoming the Participatory Culture. The theoretical frame of reference is composed by authors such as Dewey, Maturana Romesín, Franco, Orozco-Gomez, Trivinho, Castells and Ugarte and it is based on the perspectives of Systems Theory, Cultural Biology, Cyberculture Studies, Dromology Studies and Mediatic Civilization
Palavras-chave: Cultura participativa
Inclusão digital
Educação
Media digitais
Web 2.0
Participatory culture
Digital divide
Education
Digital media
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Odainai, Alexandre Alves Sinfronio. Participatory culture in education: overcoming the instrumental perspective in the use of digital communication mechanisms in primary and secondary school. 2013. 74 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4522
Data do documento: 18-Jun-2013
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