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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4526
Tipo do documento: Dissertação
Título: O museu como espaço midiático: da exposição ao entretenimento
Título(s) alternativo(s): The museum as mediatic space: the exhibition to entertainment
Autor: Ferrara, Fabiano D Alessio 
Primeiro orientador: Baitello Junior, Norval
Resumo: O objeto da pesquisa é o museu nos processos de transformação que assinalam sua função cultural e ultrapassam seu caráter de guarda da memória. O objetivo central é estudar as múltiplas e paradoxais funções do museu que vão da exposição, à contemplação e ao entretenimento, através da imagem combinada com outros códigos midiáticos em convergência. Nesse cenário, considera-se como base da pesquisa a seguinte questão: como a atualidade requalifica a função cultural do museu, transformando-o em agente midiático recorrente em múltiplas atuações da cidade contemporânea? As hipóteses em estudo consideram que: 1) o museu como dispositivo de comunicação constitui espaço multimídia que exige uma revisão do papel da imagem e da visualidade na exposição da cultura e da divulgação científica; 2) nesse paradigma multimidiático, os projetos de exposições são contaminados por modelos expositivos liderados pelos meios digitais como garantia da necessária e/ou desejada interatividade com o público, independentemente das temáticas em exposição; 3) esse paradigma faz com que tal sistema cultural se processe como mídia modeladora de preferências, gostos e padrões sociais, econômicos e culturais; 4) o museu contemporâneo transformouse em dispositivo de comunicação que justifica e explica sua constante inserção na requalificação cultural de espaços urbanos. O corpus da pesquisa contemplará museus nacionais localizados na cidade de São Paulo ( Museu da Língua Portuguesa, Masp, Catavento, Pinacoteca, Do Futebol) e exemplos notáveis internacionais como Louvre, Gare D´Orsay, Quai Branly, Pompidou, Guggenheim/Bilbao. A metodologia da pesquisa consiste na discriminação das características da visualidade dos museus, comparação entre as diversas manifestações, observando os respectivos contextos em que se situam ou tematizam, além da tentativa de definir os papeis culturais que os museus desempenham nas cidades em que se inserem. Para realizar tal percurso, a pesquisa se apoiará em conceitos fundamentais como: iconofagia, reprodutibilidade técnica das imagens, culto da imagem, nulo-dimensionalidade da imagem, gosto social, codificação do olhar e espacialidade, desenvolvidos por estudiosos da semiótica da cultura, da imagem e da mídia como Norval Baitello Jr., Walter Benjamim, Vilém Flusser, Hans Belting, Didi Hubermann, Jacques Rancière, Pierre Bourdieu e Lucrécia Ferrara
Abstract: The object of the present research is the museum in the transformation processes which mark its cultural function and transcend its character of keeper of memory. The main objective is to study the multiple and paradoxal functions of the museum that range from exhibition to contemplation and entertainment, through images combined, in convergence, with other mediatic codes. Under this light, the basis of this research is the following question: In the present day, how is the cultural function of museums redefined, transforming them in recurring mediatic agents, with multiple actions in the contemporary city? The hypothesis under examination considers the following: 1) the museum as a communication device which constitutes a multimedia space that demands a review of the role of images and visibility in cultural exhibitions and scientific dissemination; 2) under this mulitmediatic paradigm, exhibition projects are contaminated by display models dominated by digital media in order to guarantee the necessary and/or desired interactivity with the public, regardless of the theme of the exhibition; 3) such paradigm makes the social system behave as a medium that models preferences, tastes and social, economic and cultural patterns; 4) the transformation of contemporary museums into communication devices explains and justifies their constant insertion in the cultural redefinition of urban spaces. The corpus of the present research encompasses national museums located in the city of São Paulo (Museu da Língua Portuguesa, Masp, Catavento, Pinacoteca, Do Futebol) as well as notable international examples such as, the Louvre, Gare D´Orsay, Quai Branly, Pompidou, and Guggenheim/Bilbao. The research methodology consists in the discrimination of visuality characteristics of museums, comparison among the several manifestations, observation of their respective contexts or themes, as well as an attempt to define the cultural roles such museums play in the cities where they are located. In order to do this, the research relies on fundamental concepts such as: iconofagia , technical reproducibility of the images, image cult, zero-dimensionality of the image, social taste, codification of look and space, developed by scholars in the field of semiotics of culture, image, and media, such as Norval Baitello Jr., Walter Benjamim, Vilém Flusser, Hans Belting, Didi Hubermann, Jacques Rancière, Pierre Bourdieu and Lucrécia Ferrara
Palavras-chave: Museu, Museografia
Comunicação
Ambientes midiáticos
Semiótica da cultura
Visualidade
Museum
Communication
Media environments
Semiotics of culture
Museography
Visuality
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Ferrara, Fabiano D Alessio. The museum as mediatic space: the exhibition to entertainment. 2013. 100 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4526
Data de defesa: 14-Jun-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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