???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4539
Tipo do documento: Dissertação
Título: Entre o On e o Off: personalidades que se criam, a interação entre pessoas nas redes sociais
Autor: Picchia, Pedro da Cunha Del 
Primeiro orientador: Katz, Helena Tânia
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo a compreensão, dentro das redes sociais digitais, da relação de uma personalidade on-line com a personalidade off-line. O seu objeto de estudo é o comportamento dos usuários da Rede Social na Internet Twitter, já que esta, além da sua relevância comunicacional, possui três aspectos que lhe distinguem: a liberdade singular na criação do avatar; a velocidade na troca de mensagens, uma vez que parto da proposta de que o usuário, para ter relevância, deve interagir com frequência em sua rede; e a estrutura proposta de seguidor-seguido, que é única e promove a formação de lideranças e subgrupos. A fundamentação teórica apoia-se no enquadramento de construção do ambiente digital-glocal proposto por Trivinho e Dal Bello (2009), no conceito de avatar digital apresentado por Cavalheiro em sua dissertação de mestrado (2008), em uma análise de contexto sob a ótica de Freud em seu texto Psicologia de Grupo (1921), bem como do fluxo de informação em two-step flow proposto por Lazarsfeld (1955). A hipótese é a de que a própria criação desta personalidade-avatarizada segue por padrões de influência e liderança. A metodologia se desenvolve por meio da análise de publicações de diversos usuários que se destacaram a partir do número de republicações e entrevistas com três personagens, cujos avatares têm grande exposição dentro do Twitter
Abstract: This research aims to further the understanding of the relationship between on and offline personalities in digital social networks. It focuses on the behavior of users from the online social network Twitter. This network was specifically chosen because it provides not only comunicational relevance but also three distinguishing characteristics. The first is an unique freedom to create an avatar. The second is a high speed in the exchange of messages, which is significant because of the premisse that relevant users are those that interact frequently with the network. And, finally, an also unique following/follower structure, which promotes the emergence of leaders and subgroups. The theoretical framework is based on the concepts of digital-glocal environments proposed by Trivinho Dal Bello (2009), digital avatars as defined by Cavalheiro in his master's dissertation (2008), Lazarsfeld's (1995) theory of two-step-flow of information and also in a context analysis of the freudian theory presented in Mass Psychology (1921). The hypothesis is that the creation of an avatar personality follows influence and leadership patterns. The methodology is based on an analysis of widely shared posts from several users and interviews with three study participants who have popular avatars in Twitter
Palavras-chave: Redes Sociais
Psicologia
Comunicação
Twitter
Avatar
Social networks
Psychology
Communication
Twitter
Avatar
ApareSer
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Picchia, Pedro da Cunha Del. Entre o On e o Off: personalidades que se criam, a interação entre pessoas nas redes sociais. 2013. 137 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2013.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4539
Data de defesa: 24-May-2013
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro da Cunha Del Picchia.pdf1,93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.