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https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45882| Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
| Título: | Responsabilidade civil por danos de imagem a atletas em jogos eletrônicos |
| Autor(es): | Alves, Guilherme Figueiredo |
| Primeiro Orientador: | Costa, Deborah Regina Lambach Ferreira da |
| Resumo: | O presente trabalho buscou compreender a disputa judicial recorrente entre jogadores de futebol contra produtoras de jogos eletrônicos, analisando se a responsabilidade civil por danos à imagem se configura na existência de contratos de cessão de direitos. O objetivo central foi harmonizar a proteção do direito da personalidade com a validade das relações contratuais de exploração econômica da imagem. A crescente exploração do direito de imagem no universo digital, em especial pela indústria de games que busca o realismo em seus softwares, gera um cenário de insegurança jurídica. É fundamental analisar se as condenações por dano moral in re ipsa representam uma intervenção estatal excessiva no modelo de negócio, que pode violar o princípio da livre iniciativa e configurar o enriquecimento ilícito do atleta. A condenação das produtoras de jogos eletrônicos por dano moral in re ipsa, quando preexiste uma cadeia de cessão de direitos patrimoniais válidos é indevida. O uso da imagem visa aprimorar o software e a manutenção da condenação constitui enriquecimento ilícito do atleta, que já foi remunerado pela cessão de seus direitos. A pesquisa adotou a metodologia de revisão bibliográfica e análise documental. Foram revisados conceitos de Direito Civil. A análise jurisprudencial, com foco em julgados do Tribunal de Justiça de São Paulo e na Súmula 403 do STJ, foi crucial para fundamentar a crítica à aplicação do dano presumido. Concluiu-se que o direito de imagem possui natureza patrimonial que é plenamente cessível. A utilização da imagem dos atletas é inerente à melhoria e imersão do software, não se configurando como uso com fins exclusivamente comerciais, o que relativiza a aplicação da Súmula 403. A existência de um contrato válido de cessão de direitos entre clube e produtora afasta o ato ilícito da última, e a condenação neste cenário leva, de fato, ao enriquecimento ilícito do atleta. |
| Palavras-chave: | Responsabilidade civil Direito de imagem Jogos eletrônicos Atletas Direito desportivo |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo |
| Sigla da Instituição: | PUC-SP |
| metadata.dc.publisher.department: | Faculdade de Direito |
| metadata.dc.publisher.program: | Graduação em Direito |
| Citação: | Alves, Guilherme Figueiredo. Responsabilidade civil por danos de imagem a atletas em jogos eletrônicos. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2025. |
| Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
| URI: | https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/45882 |
| Data do documento: | 13-Nov-2025 |
| Aparece nas coleções: | Trabalho de Conclusão de Curso - TCC |
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| TCC - Guilherme Alves - VF - GFA 2 1_DEBORAH REGINA LAMBA.pdf | 769,96 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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