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dc.creatorBiscalchin, Fernando José-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4483685T9por
dc.contributor.advisor1Salles, Cecilia Almeida-
dc.date.accessioned2016-04-26T18:15:19Z-
dc.date.available2015-10-08-
dc.date.issued2015-09-15-
dc.identifier.citationBiscalchin, Fernando José. Processo de criação dos roteiros Cidade de Deus e Tropa de Elite 2 de Bráulio Mantovani. 2015. 212 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.por
dc.identifier.urihttps://tede2.pucsp.br/handle/handle/4730-
dc.description.resumoA tese reconfigura a forma de compreender os processos de produção dos roteiros cinematográficos. A proposta é oferecer numa abordagem crítica que enfoca-os no campo da pesquisa sobre o processo de criação nas mídias. Um novo olhar sobre a construção da escrita dos roteiros de Bráulio Mantovani para seus filmes Cidade de Deus e Tropa de Elite 2, a partir da documentação de seus processos de escrita. De modo mais específico serão estudados os diferentes tratamentos dos roteiros, anotações, e-mails entre diretor e roteirista, escaletas e arquivos de cartões de cenas para construção da narrativa e dos personagens. A análise fundamenta-se na contribuição de estudiosos de roteiro roteiristas cinematográfico, tais como, Syd Field, Lajos Egri, Doc Comparato, Luis Carlos Maciel, Flávio de Campos, Marcos Rey, John Howard Lawson, Linda Seger, Linda Cowgil. Sob uma perspectiva internacional, estudaremos aspectos de roteirização a partir dos primeiros e mais representativos cineastas, como Robert Bresson, Dziga Vertov, Serguei Eisenstein, Pier Paolo Pasolini, Andrei Tarkovski, Jean Epstein, Jean-Luc Godard, Pasolini, Griffith, entre outros. Abordaremos também um panorama histórico sobre algum dos principais períodos cinematográficos brasileiro: inicio do cinema nacional, a chanchada, a pornochanchada, o cinema novo, o cinema independente e de autoria e o cinema de retomada. Sob o ponto de vista dos estudos sobre o processo de criação nas mídias, a tese estabelece um diálogo com a pesquisa de Salles que discute a criação como um processo de rede. A partir da análise das singularidades dos processos dos dois filmes que fazem parte do recorte da pesquisa, serão discutidos os princípios direcionadores do projeto do roteirista estudado. Pretende-se contribuir tanto para a bibliografia do campo de roteiro como de processos de criaçãopor
dc.description.abstractThe thesis reconfigures the way to understand the film screenplay production process. The proposal is to offer a critical approach for them to focuses in the field of research about the process of creating the media. A new look can be seem in the construction of Bráulio Mantovani s writing scripts for his films Cidade de Deus (City of God) and Tropa de Elite 2 (Elite Squad 2), from the documentation of their writing processes. Specifically the different treatments of the scripts, notes, e-mails between Director and screenwriter, escaletas (scene headings) and card files will be studied to build the narrative and the characters. The analysis is based on the contribution of scholars of screenplay writers, such as Syd Field, Lajos Egri, Doc Comparato, Luis Carlos Maciel Flávio de Campos, Marcos Rey, John Howard Lawson, Linda Seger, Linda Cowgil. Under an international perspective, we will study aspects of screenplays from the earliest and most representative filmmakers, like Robert Bresson, Dziga Vertov, Sergei Eisenstein, Pier Paolo Pasolini, Andrei Tarkovsky, Jean Epstein, Jean-Luc Godard, Pasolini, Griffith, among others. Also understand a historical panorama about some of the major Brazilian film periods: inicio do cinema national (start of national cinema), a chanchada (the popular comedies), a pornochanchada (the adults popular comedies), o cinema novo (the new cinema), o cinema independente e de autoria (the independent film and authorship) and o cinema de retomada (the cinema of resumption). From the point of view of the studies on the process of creation in the media, the thesis establishes a dialogue with the research of Salles that discusses the creation as a network process. From the analysis of singularities of the processes of the two films that are part of the search, it will be discussed the principles of the screenwriter project studied. It is intended to contribute to both, the bibliography of the field and the creation processeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2016-04-26T18:15:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Fernando Jose Biscalchin.pdf: 10758008 bytes, checksum: 380cecb07aa244602395eea72ff324ce (MD5) Previous issue date: 2015-09-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.thumbnail.urlhttp://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/12854/Fernando%20Jose%20Biscalchin.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulopor
dc.publisher.departmentComunicaçãopor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.initialsPUC-SPpor
dc.publisher.programPrograma de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semióticapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectRoteiropor
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectRoteiristapor
dc.subjectCommunicationeng
dc.subjectFilmeng
dc.subjectScripteng
dc.subjectCreative processeng
dc.subjectScreenwritereng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOpor
dc.titleProcesso de criação dos roteiros Cidade de Deus e Tropa de Elite 2 de Bráulio Mantovanipor
dc.typeTesepor
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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