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Tipo do documento: Tese
Título: As mídias do balé Marília de Dirceu e a imunização da comunidade
Autor: Costa, Leila Ortiz Tavares 
Primeiro orientador: Katz, Helena Tânia
Resumo: A pesquisa partiu dos materiais midiáticos (folder, programa, flyer, panfleto e artigos em mídia impressa) produzidos para funcionar como um plano de comunicação do espetáculo Marília de Dirceu,que estreou em 22/04/2000, no Teatro Municipal da cidade de Marília, no estado de SP. O evento, realizado com alunos de balé da comunidade do Jardim Conquista e da Escola de Balé Leila - Centro de Danças Clássicas revelou-se uma experiência em consonância com o entendimento de comunidade proposto por Roberto Espósito (2010). A hipótese é a de que ao obedecer ao formato mercadológico de produção cultural definido pela Lei Rouanet (incentivo cultural PRONAC/MECENATO do Ministério da Cultura MINC Lei 8.313/91 artigo 18), este conjunto de mídias fez parte de um processo de transformações que engendrou uma espécie de gerenciamento associado à oikonomia . Ao deslocar a experiência inicial de comunidade para a convivência social regulada pela organização sociopolítica neoliberal, desencadeou uma imunização política. Os materiais midiáticos constituem o corpus da pesquisa, a metodologia se apoia em revisão bibliográfica e a fundamentação teórica se apoia na Teoria Corpomídia (KATZ & GREINER), nos estudos de THOMPSON (2009) sobre mídia social, e em autores que configuram o campo da biopolítica, tais como ESPÓSITO (2010), AGAMBEN (2007, 2009), FOUCAULT (1997, 2007, 2009), e também JEAN LUC-NANCY (1991/2006), SIMONDON (2005), PRIGOGINE (1996) HOBBES (2012) e NICOLAI MAQUIAVEL (2008). O objetivo é o de evidenciar a relação do conjunto midiático com a mercadologização neoliberal, buscando encontrar outras práticas de comunicação, capazes de potencializar a experiência de comunidade e como reflexão crítica sobre a sociedade que produzimos
Abstract: The research stars by collection of media material consisting of folder, flyer, articles were produced to make like a plane of the communication for the spectacle of classical dance Marília de Dirceu that premièred on APRIL 22-2014 at Municipal Theatre of Marília City, São Paulo State. The event came true by students of classical dance of Community at Jardim Conquista and Leila-Centro de DançasClássicas pointed to an experience in accord the understand community by Roberto Espósito (2010). The hypothesis is that to obey the rule of market model of artistic production defines by Rouanet Law (cultural incentive PRONAC/MECENATO by Cultural Department MINC low 8.313/91 topic 18), that collection of media has a part of process of transformation engendered something like a management associate the oikonomia . When it dislocated the beginning experience of the community to social living together to regulation of neoliberal organization socialpolity unleashed policy immunization . The Marília of Dirceu collection of media is the corpus of research, the methodology is supported by bibliography revision and theoretical foundation is supported byBodymedia Theory (KATZ & GREINER, 2005), the studies of THOMPSON (2009) about social media and others authors that designed Biopolitics field like ESPÓSITO (2010), AGAMBEN (2007, 2009), FOUCAULT (1997, 2007, 2009), and too JEAN LUC-NANCY (1991/2006), SIMONDON (2005), PRIGOGYNE (1996), HOBBES (2009) and NICOLAI MAQUIAVEL (2008). The goal is to point the relation the collection of media with the neoliberal market looking for new practice of communication that can give the potential the community experience and like critical reflection about our society
Palavras-chave: Corpomídia
Biopolítica
Lei Rouanet
Comunidade/imunidade
Marília de Dirceu
Neoliberalismo
Bodymedia
Biopolitics
Rouanet Law
Community/immunity
Neoliberalism
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Costa, Leila Ortiz Tavares. As mídias do balé Marília de Dirceu e a imunização da comunidade. 2015. 141 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4755
Data de defesa: 7-Dec-2015
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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