Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.pucsp.br/jspui/handle/handle/4756
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Sato, Leticia Midori | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4428590P6 | por |
dc.contributor.advisor1 | Leão, Lucia Isaltina Clemente | - |
dc.date.accessioned | 2016-04-26T18:15:28Z | - |
dc.date.available | 2016-01-29 | - |
dc.date.issued | 2015-12-07 | - |
dc.identifier.citation | Sato, Leticia Midori. Os 12 princípios da animação: da adesão à sua subversão. 2015. 90 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4756 | - |
dc.description.resumo | O foco desta pesquisa é o mapeamento e análise crítica dos processos de criação segundo os 12 Princípios da Animação, instituídos pelos estúdios Disney. Os objetivos são: investigar como esses princípios são aplicados nas principais técnicas de animação e as transformações que passaram com o advento dos processos de animação digital. Os princípios estão presentes em diversas produções ao longo da história da animação e estabelecem procedimentos realizados em produções como as escolhidas para análise: Branca de Neve e os Sete Anões (1937), estúdios Disney e O menino e o Mundo (2014) de Alê Abreu. A metodologia integra: (1) revisão bibliográfica, leitura de textos oriundos de vários campos do saber como crítica de processos de criação nas mídias de Salles e Leão; e teorias da linguagem da animação: Lucena, Solomon, Williams, Thomas e Johnston; (2) mapeamento dos processos segundo proposta metodológica desenvolvida por Leão e; (3) produção de texto científico com três enfoques: a perspectiva de crítica dos processos; os procedimentos práticos na realização de animações; e a organização didática dos procedimentos para o ensino de animação. Como resultados alcançados, objetiva-se contribuir para os estudos da animação e compreensão das diferentes etapas que constituem o processo de criação em animação. Como desdobramento prático dos resultados obtidos, pretende-se fomentar entre os estudantes de animação a análise crítica e formação de repertório, além de constituir material de auxílio no desenvolvimento de programa de ensino para oficinas de animação tradicional e digital e de criação de personagens para animação e mídias digitais | por |
dc.description.abstract | The focus of this research is the analytical criticism and mapping of creative process according to the 12 Principles of Animation, established by Disney studio. The objectives are: to investigate how these principles are applied in most animation techniques and the changes that came with the advent of digital animation process. The principles are present in several productions throughout the history of animation and establish procedures performed in productions such as those chosen for analysis: Snow White and the Seven Dwarfs (1937) from Disney studio and director Alê Abreu's The Boy and the World (2014). The methodology includes: (1) literature review, reading texts from various fields of knowledge as creative process critics in Media by Salles and Leão; and theory of animation's language: Lucena, Solomon, Williams, Thomas and Johnston; (2) processes mapping following methodological proposal developed by Leão and; (3) scientific text production with three approaches: the critical perspective of processes; the practical procedures in performing animations; and the didactic setting of procedures for animation education. As results, the objective is to contribute to animation's studies and understanding of the different stages of animation creation process. As a practical breakdown of the results, we intend to foster among animation students to review and repertoire training, and provide support material to develop educational programs for traditional and digital techniques and concept characters creation and digital media animation workshops | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.thumbnail.url | http://tede2.pucsp.br/tede/retrieve/13300/Leticia%20Midori%20Sato.pdf.jpg | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Pontifícia Universidade Católica de São Paulo | por |
dc.publisher.department | Comunicação | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.initials | PUC-SP | por |
dc.publisher.program | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Animação | por |
dc.subject | Mapeamento dos processos de criação | por |
dc.subject | Crítica dos processos de criação | por |
dc.subject | Animation | eng |
dc.subject | Mapping of creative process | eng |
dc.subject | Animation process criticism | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO | por |
dc.title | Os 12 princípios da animação: da adesão à sua subversão | por |
dc.type | Dissertação | por |
Aparece nas coleções: | Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Leticia Midori Sato.pdf | 98,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.