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Tipo do documento: Dissertação
Título: Telenovela: o olhar capturado - construcao da triade telespectador, corpo e imagem
Autor: Apostolico, Cimara
Primeiro orientador: Baitello Junior, Norval
Resumo: A presente pesquisa analisa a telenovela em seus aspectos voltados para a apresentação da imagem como item hegemônico na captação do olhar do telespectador. Opta-se pela compreensão da telenovela não no aspecto das narrativas cotidianas, mas sim tendo como base as narrativas imagéticas geradas por meio de corpos que se configuram como mediadores no processo de comunicação, atuando como ponto de partida central na produção das imagens. Nesse sentido, é utilizado o conceito de corpo e suas linguagens. Nele iniciase esse processo, a partir do qual se expressam as relações de cumulatividade e complementaridade entre as mídias, reforçando os atrativos da telenovela. Percebese o corpo exibido na telenovela como produto mercadológico e fator de exploração. O presente trabalho faz um recorte com ênfase no masculino, pela tendência evidenciada nos últimos anos. As questões de construção de corpos ao longo da história são investigadas, compreendendo-se de maneira abrangente as etapas de suas mudanças decorrentes do processo da cultura e buscando evidências, que conduzem a percebê-los como corpos emergentes . As imagens são narradas, partindo do entendimento de sua gênese até questões que as conduzam em seus aspectos simbólicos, os quais fazem parte da sensibilidade que gera as raízes dos vínculos entre os corpos. Em diálogo e com apoio nos autores Harry Pross, Martin Barbero, Esther Hamburger, Denise Bernuzzi de Sant Anna, Régis Debray, constata-se que paralelamente à novela em si, acumulam-se e complementam-se diversas mídias de apoio. Nesse sentido, são analisadas, também revistas voltadas para as celebridades cinematográficas e televisivas. Ciente de que não há televisão sem corpos antes e depois das câmeras, ou seja, corpos biológicos e corpos-imagem, entende-se que é na cauda da relação triádica telespectador, corpo e imagem que o ambiente da telenovela se mantém
Abstract: This research analyses the soap opera in its aspects related to the image presentation as hegemonic item in the audience s ability to perceive things. It is chosen to understand soap opera not in its aspects of daily narratives, but as imagery narratives created by bodies that represent themselves as mediators in the process of communication, functioning as main starting-point in the image production. In this way, the concept of body and body language is used. With it this process starts, expressing the relation of cumulativity and complementarity to media, reinforcing the soap opera appealing. It is perceived that the body is seen on the soap opera as commodities and exploiting fact. This paper/thesis selects the male image because of the visible set of public opinion in the last years. The questions of body image through history are investigated in order to understand in a broad sense its changes in relation to cultural process and trying to highlight the evidences that lead to see it as emerging bodies. The images are narrated/described from the understanding of their origin to questions that point out their symbolic aspects, which belong to the sensibility that creates links among bodies. Using Harry Pross, Martin Barbero, Esther Hamburger, Denise Bernuzzi de Sant Anna, Régis Debray as theoretical support, it can be seen that along with the soap opera several media are used as a support of it. In this sense, magazines that write about cinematographic and TV celebrities are analyzed. Being aware that there is no TV without bodies before and off cameras, for example, biological bodies and body-image, we understand that is in the relation among audience, body and image that the soap opera keeps on
Palavras-chave: Telenovela
Imagem
Corpo
Mediação
Olhar
Telespectador
Soap opera
Image
Body
Mediation
Look
Audience
Novelas de radio e televisao
Telespectadores
Corpo humano
Imagem corporal
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Apostolico, Cimara. Telenovela: o olhar capturado - construcao da triade telespectador, corpo e imagem. 2006. 118 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4841
Data de defesa: 25-Sep-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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