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Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4848
Tipo do documento: Tese
Título: Luz e Cena : Processos de comunicação co-evolutivos
Autor: Camargo, Roberto Abdelnur
Primeiro orientador: Katz, Helena Tânia
Resumo: Processos de comunicação podem ser tratados como uma cena e, em qualquer cena, a luz desempenha papel preponderante. Apesar disso, a função que a luz ocupa em todo processo de comunicação pouco é levada em conta na bibliografia da área. A presente tese faz da relação entre luz e cena o seu objeto de pesquisa e se apóia na teoria Corpomídia (KATZ & GREINER 1999,2000,2001,2003,2005) para propor sua hipótese, que contraria a tendência hegemônica que privilegia a visão externalista da luz, aquela que a entende como algo fora do processo de comunicação. Luz e cena devem ser entendidos como fenômenos co-evolutivos, uma vez que todos os corpos existentes no mundo negociam a sua permanência com os seus ambientes, o que implica em trocas constantes de informação entre ambos. Essa troca promove ajustes nos dois participantes, mantendo-os sempre co-dependentes. O primeiro capítulo reflete sobre os principais livros publicados sobre o tema, descrevendo e problematizando os métodos neles apresentados. O segundo capítulo explora a questão sob o viés da teoria Corpomídia, propondo que luz e cena se modificam em tempo real, permanentemente, uma agindo sobre a outra. No terceiro, são apresentados dois experimentos: um vai na direção contrária da teoria Corpomídia e o outro, a realiza
Abstract: Processes of communication may be treated as a scene and, in every scene, lighting has a preponderant importance. In spite of that, the role of lighting in all processes of communication is neglected by the specific bibliography in the area. The goal of this thesis is to investigate the relation between lighting and scene, based upon the corpomidia theory (KATZ & GREINER 1999, 2000, 2001, 2003, 2005), with a hypothesis that contradicts the hegemonic tendency of considering lighting as something that is separated from the process of communication in theatre. Lighting and scene should be seen as co-evolutive phenomena if we understand that all kinds of body in the world negotiate their permanence with the environment, what implies in constant exchange of information between them. This exchange involves adjustments in both parts and makes them always codependents. The first chapter brings a reflection about the main works published concerning the theme, describing and discussing the usual methods employed in stage lighting. The second chapter exploits the question from the viewpoint of the corpomidia theory, proposing that lighting and scene change and evolve themselves permanently, in real time, one directly influenced by the other. The last chapter discusses two performances: an example of stage lighting that contradicts the corpomidia theory a nd another one that is in accordance to it
Palavras-chave: Fenômenos co-evolutivos
Corpomidia
Co-evolutive phenomena
Corpomidia
Iluminacao de cena
Luz na arte
Teatro -- Cenografia e cenarios
Área(s) do CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da instituição: PUC-SP
Departamento: Comunicação
Programa: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Camargo, Roberto Abdelnur. Luz e Cena : Processos de comunicação co-evolutivos. 2006. 181 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
Tipo de acesso: Acesso Aberto
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/4848
Data de defesa: 10-Oct-2006
Appears in Collections:Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica

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