REPOSITORIO PUCSP Teses e Dissertações dos Programas de Pós-Graduação da PUC-SP Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica
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Tipo: Tese
Título: Escola Municipal de Música: criação e desenvolvimento
Autor(es): Lima, Sonia Regina Albano de
Primeiro Orientador: Iazzetta, Fernando Henrique de Oliveira
Resumo: A pesquisa descreve o momento de criação da EMM, o seu desenvolvimento pedagógico e artístico e a sua importância no cenário musical paulistano e na educação musical brasileira. Sendo uma escola diretamente ligada à Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, a hipótese desenvolvida foi a de relatar em que medida os interesses da Administração Pública comprometeram o desenvolvimento deste estabelecimento e demonstrar, em segundo plano, as flutuações da educação musical do país em função de uma política interna comprometida com a política econômica mundial. Em razão desse comportamento, a pesquisa aponta uma ausência de política educacional na área artística, a fragmentação e dicotomia do ensino musical de nível médio junto ao ensino superior e a queda de nível cultural do estudante de música. A tese trabalhada foi a de instituirum modelo de ensino musical profissional de nível médio para a EMM que atendesse aos novos ditames da LDB n. 9394/96, vinculando mais a educação ao trabalho e suprindo as necessidades de um mercado de trabalho com tendências globalizantes. levando em conta o inter-relacionamento do processo de conhecimento e a interação entre os fenômenos educacionais, o modelo projetado deveria comportar paradigmas que atendessem mais diretamente às necessidades reais de nossa sociedade, privilegiassem todo o processo cultural do país e sensibilizassem o indivíduo para uma formação artística, uma vez que essa sensibilização propiciaria a melhor formação da personalidade humana. Para formar a história da instituição, a pesquisadora realizou 29 entrevistas, coletou vários documentos que estão anexados no apêndice e examinou a legislação vigente. O trabalho de reflexão está alicerçado na bibliografia relacionada. O desenvolvimento pedagógico e artístico da escola foi descrito em cada uma das gestões de seus diretores e nos projetos artísticos e corpos estáveis existentes dentro da unidade de ensino. Como a Escola foi projetado com a finalidade de formar instrumentistas para a Orquestra Sinfônica Jovem Municipal, a pesquisa cuidou de relatar alguns aspectos fundamentais desse organismo. O processo cultural brasileiro e o seu comprometimento com a política econômica estão descritos no início do trabalho. O movimento musical da cidade de São Paulo durante a criação da EMM foram apreciados com o intuito de demonstrar a importância do estabelecimento para a educação musical. Ainda que a pesquisa não tenha se preocupado em comparar e relacionar os vários modelos de ensino musical existentes, alguns deles, principalmente latino-americanos, foram apreciados para apontar o sentido pedagógico que a pesquisa queria destinar a educação musical. Diante das propostas pedagógicas sugeridas, a pesquisadora espera que os serviços da EMM sejam ampliados, modernizados e mais afastados dos interesses da Administração Pública Municipal, exercendo uma função autônoma de ensino musical
Abstract: The Survey describes the EMM creation moment, its artistic and pedagogic development and its relevance into paulistan musical scenery and brasilian musical education. As being a school directed linked to São Paulo City Municipal Culture Department, the gotten hypothesis was to report steps of the public administration levei that conflids with this site development and show, in back ground, the floating of musical education in this Country according to infernal politics depended on world wide economic politics. Due to this behavior, the survey shows a lack of a educational musical in arts area, fragmentation and a dichotomy of musical teachings in a medium level in high school teachings and the downing of cultural levei among music students. The thesiswe worked on was on institute a medium leveil professional musical teaching model to EMM, to tend the rules of law LDB 9394/96 and covering worldwide market needing, due to connection between education and labor in the new order. Taking in consideration the inter relationship of knowledge process and interaction among educational phenomena, the designed model should follow paradigms that covered actual needs of our society, granted cultural process of our Country and led the people to an artistic foundation, that led to a better human personality construction. In order to build the history of this Institution, twenty nine interviews were performed by the surveyor, attached can be founded severa colleded documents and today laws were followed. The reflection work is based on related bibliographic list. The pedagogic and artistic development of The School was described in each of management of its Diredors and on artistic projects and stable bodies into the teaching unit. As the School was designed with aim to form players for. The Young Municipal Symphonic Orchestra, the survey listed some most important aspects of this organismo The brasilian cultural process and its connection with economic politics are described in the beginning of this work. The musical approach of São Paulo City during the creation of EMM where taken in consideration with the aim to show the importance of this site of musical education. Although the survey has not been worried about comparison and relationship among severa I existing musical teaching models, mainly some of them, from Latin America, where highlighted to point the pedagogic sense that the survey wanted to lead the musical education. Based on new suggested pedagogic proposes to EMM, the Surveyor hopes her thoughts will be amplified, updated and, most important, for away from interests of Municipal public Administration, making his actual job that is a pedagogic and autonomous paulistan musical teaching
Palavras-chave: Escola Municipal de Musica -- Sao Paulo, SP
Musica -- Instrucao e estudo
Orquestra Sinfonica Jovem Municipal -- Sao Paulo, SP
Educacao musical
Ensino musical
Politica educacional
Processo cultural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
Idioma: por
País: BR
Editor: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Sigla da Instituição: PUC-SP
metadata.dc.publisher.department: Comunicação
metadata.dc.publisher.program: Programa de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica
Citação: Lima, Sonia Regina Albano de. Escola Municipal de Música: criação e desenvolvimento. 1999. 422 f. Tese (Doutorado em Comunicação) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1999.
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: https://tede2.pucsp.br/handle/handle/5035
Data do documento: 30-Nov-1999
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